Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Indústria farmacêutica levanta alerta com falta de remédio para artrite

Ministério diz que uma das apresentações do produto deve estar disponível em outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A indústria farmacêutica tem levantado preocupação com o desabastecimento do medicamento adalimumabe, usado para tratar artrite reumatóide, psoríase e outras doenças.

Segundo o Ministério da Saúde, a fabricante Abbvie, detentora do registro do adalimumabe frasco-ampola no Brasil, informou a pasta que o produto seria descontinuado. E o laboratório Wyeth passou a ter o registro na Anvisa, mas a demanda mundial é baixa e o processo produtivo está em fase inicial, portanto, a expectativa é que esta apresentação esteja disponível só a partir de outubro, segundo a pasta.

O Ministério da Saúde diz que conseguiu doação de cerca de 2.000 unidades com a Abbvie, e o produto será distribuído aos estados.

A pasta diz também que, em outubro, enviou comunicado às secretarias de saúde dos estados orientando sobre a migração dos pacientes para outras opções terapêuticas.

O adalimumabe tem outra apresentação, de seringa preenchida 40 mg, que está com processo de aquisição em andamento via pregão eletrônico, com audiência pública marcada para esta semana, segundo o ministério.

Com Filipe Oliveira

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.