Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Almofada de pênis com modelo que parece criança no site do AliExpress vira alvo do Conar

Conselho de ética do órgão pede que empresa retire foto que mostra uma jovem abraçada ao produto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) recomendou, na semana passada, a suspensão do anúncio de uma almofada em formato de pênis de pelúcia no site AliExpress, do grupo chinês Alibaba.

A imagem do anúncio coloca uma modelo com características infantis abraçada ao produto.

A denúncia foi feita por um consumidor, que chamou a atenção do órgão para a associação do objeto à imagem de uma jovem com aparência de criança, ferindo o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que tem limitações severas em relação a menores de idade.

Pênis de pelúcia vendido no Aliexpress - Reprodução/Aliexpress

O Conselho de Ética concordou com os termos da denúncia e recomendou a sustação por unanimidade. O Conar se baseia no princípio de que não basta ser maior de idade, é preciso ter aparência. Essa referência é usada na publicidade de bebidas alcoólicas.

No caso do anúncio do pênis de pelúcia do AliExpress, ainda que a modelo seja maior de idade, ela é caracterizada com traços infantis, como um laço nos cabelos.

Segundo o Conar, o Aliexpress enviou sua defesa dizendo que a modelo não é menor de idade.

Procurado pelo Painel S.A, o Aliexpress diz que monitora os anúncios na plataforma e que, após a recomendação do Conar, pediu a remoção do anúncio ao lojista. Também voltou a afirmar que a modelo é maior de idade.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.