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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Descrição de chapéu América Latina

Vizinhos da América Latina expandem compra de palmilha e sola de sapato do Brasil

Movimento é impulsionado pelo aumento no preço do frete marítimo de fora, diz entidade do setor

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São Paulo

Os vizinhos da América Latina ampliaram a compra de componentes para a produção de calçados do Brasil nos últimos meses, segundo a Assintecal, associação nacional do setor, que atribui o movimento ao aumento no preço do frete.

De janeiro a outubro, o faturamento da exportação de itens como solados, palmilhas e produtos químicos alcançou US$ 230,1 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão), 12,4% acima do registrado no mesmo período do ano passado e 0,7% a mais que em 2019.

Luiz Ribas Júnior, executivo da Assintecal, diz que o mercado externo é a nova válvula de escape para a indústria nacional, que viu o mercado interno de calçados cair junto com a renda média da população.

Dos dez principais destinos dos produtos, sete são da América Latina. A Argentina ampliou em 40% as compras no Brasil, chegando a quase R$ 205 milhões até outubro. O Paraguai investiu 43% a mais e o México, 31,6%. Ambos importaram cerca de R$ 54 milhões em 2021.

O principal parceiro ainda é a China, que comprou aproximadamente R$ 400 milhões, quase 10% a mais do que em 2020.

com Mariana Grazini, Andressa Motter e Ana Paula Branco

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