Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu mudança climática clima

São Paulo avança em estudo sobre vulnerabilidade a mudança climática

Secretário do ambiente diz que material já começou a ser disponibilizado aos municípios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O estudo ambiental do estado de São Paulo que detalha as áreas sensíveis a mudanças climáticas por região, trabalho que vinha sendo elaborado na última década, já começou a ser disponibilizado aos municípios, segundo o secretário de meio ambiente de São Paulo, Marcos Penido.

Ele afirma que o zoneamento pode direcionar as iniciativas para tentar aumentar a resistência dos municípios às mudanças do clima.

"Ao conhecer todas as características e fragilidades, é possível fazer muito melhor as adaptações necessárias para combater áreas de enchentes, deslizamentos, escassez hídrica, melhorar proteção vegetal", diz Penido.

O documento segmenta e classifica o território do estado por critérios como resiliência às mudanças climáticas, segurança hídrica, conservação da biodiversidade e redução das desigualdades regionais.

Na diretriz de segurança hídrica, por exemplo, grande parte das regiões administrativas apresentam resultados acima da região metropolitana de São Paulo.

Na proteção da biodiversidade, algumas localidades do norte do estado têm resultados piores. Um dos pontos de atenção é a presença de índices baixos de resiliência às mudanças climáticas e de segurança hídrica em áreas das regiões metropolitanas de São Paulo e na área de Santos.

com Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.