Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu sustentabilidade

Uso de plásticos em embalagens da Amazon aumenta e ameaça oceanos, diz ONG

Relatório da Oceana aponta crescimento de 29% no ano passado; empresa contesta estimativas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Relatório divulgado nesta quarta (15) pela Oceana, organização não governamental dedicada à proteção dos oceanos​, aponta aumento significativo no uso de embalagens de plástico pela Amazon em 2020.

Segundo o estudo, a empresa colocou em circulação 270 mil toneladas de plástico com seus produtos no ano passado, incluindo almofadas de ar, plástico bolha e envelopes de papel revestidos de plástico.

O aumento estimado pela organização foi de 29% em relação a 2019. A Oceana calcula que 10,7 mil toneladas de embalagens descartadas podem ter chegado a cursos de água e mares no mundo todo.

Seria como se uma van de entregas cheia de resíduos de embalagens plásticas fosse atirada no mar a cada 67 minutos durante o ano inteiro, de acordo com o relatório da organização.

Em nota, a Amazon contestou os dados do estudo, dizendo que eles superestimam o uso de plásticos pela empresa em mais de 300%, e afirmou que tem realizado esforços para reduzir o uso de plásticos.

Com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.