Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação juros

Inflação para março em SP é a maior desde o Plano Real

Indicador divulgado pela Fipe na segunda (4) alcançou 1,28%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) de 1,28% divulgado pela Fipe na segunda-feira (4) alcançou o maior valor para março desde o Plano Real, segundo a fundação.

Em março do ano passado, o indicador, que mede as variações dos preços para as famílias paulistanas com renda mensal entre 1 e 10 salários mínimos, estava em 0,71%.

No mesmo mês de 1995, logo após a moeda mudar no Brasil, registrou aumento de 1,92%.

Inflação para março em SP é a maior desde o Plano Real - Pedro Ladeira/Folhapress

O recorde é resultado da escalada da inflação nos últimos meses, que se concentrou principalmente nos grupos de alimentação e habitação.

"Em março, ¾ dos itens avaliados pelo IPC apresentaram aumento. Isso mostra que o processo inflacionário está disseminado. O índice mensal também reflete o aumento expressivo dos preços das commodities nos mercados internacionais, que já é sentido na ponta do consumo", diz Guilherme Moreira, economista e coordenador do IPC.

Entre os produtos que puxaram o aumento estão os panificados e as massas. O preço do pão francês, por exemplo, subiu 3% em março, diz Moreira.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.