Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Comércio de SP vê menor intenção de presentear no Dia das Mães deste ano

Levantamento anual da ACSP ficou em torno de 50% ante quase 60% no ano passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O levantamento anual da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) sobre a expectativa de compras de presentes para o Dia das Mães mostrou uma redução na parcela dos que pretendem presentear em 2022. Cerca de 50% dos entrevistados pretendem ir às compras para o final de semana, ante 59% no ano passado.

A queda é atribuída a fatores como inflação e endividamento.

Imagem mostra mulher de meia-idade olhando joias numa vitrine de uma loja
A rede de lojas de acessórios Morana, no Shooping Ibirapuera - Karime Xavier/ Folhapress

A maior parte daqueles que querem presentear suas mães deve gastar entre R$ 50 e R$ 150. Cerca de 40% dizem querer desembolsar menos que no último ano. Parcela semelhante afirma que vai gastar mais.

Os itens mais buscados continuam sendo os de uso pessoal, como maquiagem e joias, representando 71% das intenções de compra. O setor de roupas e calçados também se destaca (69%), junto com o de móveis, eletrodomésticos e equipamentos digitais (73%), que, segundo a ACSP, foi impulsionado pelo home office.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.