Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Resultado positivo em teste de Covid mais que triplica e farmácias falam em alerta

Associação de drogarias aponta média diária em 3.800, ante pouco mais de 1.000 em abril

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O radar das farmácias sobre o cenário da pandemia aponta nova alta nos casos positivos de Covid.

O monitoramento da Abrafarma (associação das grandes redes do varejo farmacêutico) mostra agora que o número de testes positivos em maio já é mais que o triplo do resultado de abril.

Na média diária, são mais de 3.800, uma alta expressiva se comparada ao patamar de aproximadamente 1.000 de abril e menos de 1.900 de março.

Profissional faz teste de Covid-19 - AFP

Para a associação, os números são um "sinal de alerta" que coincidem com a flexibilização das medidas de proteção contra a doença.

O intervalo de 16 a 22 de maio teve mais de 35 mil positivos, segundo a Abrafarma. Foi o maior contingente das últimas 13 semanas.

Até o dia 22 deste mês, o número de positivos chega a quase 85 mil, o que representa cerca de 24% do total de atendimentos. No mês anterior, os casos confirmados giravam em torno de 32 mil, que correspondiam a 12%.

O monitoramento da Abrafarma, que vem sendo realizado desde o início da pandemia, costuma antecipar tendências no cenário dos números da doença. Os dados são remetidos pelas farmácias para o Ministério da Saúde.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.