Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu open banking

Comercializadoras de energia pedem open energy inspirado em open banking

Compartilhamento de dados é mais um passo para o mercado livre de energia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Abraceel (Associação Brasileira das Comercializadoras de Energia) enviou uma carta à diretoria da Aneel apoiando o pedido de sandbox regulatório – ambiente experimental para testar inovações — sobre open energy proposto pela Lemon Energia.

A ideia é levar para o setor o mesmo princípio do open banking. Os dados de consumo de energia elétrica ficariam disponíveis para que o cliente compartilhe com quem quiser.

Duas mãos de madeira segurando uma conta de luz
Divulgação de dados sobre consumo de energia pode ajudar no controle da conta - Gabriel Cabral/Folhapress

A princípio, valeria para os grandes consumidores no mercado livre e, futuramente, também para o mercado cativo, caso ocorra a abertura.

A tendência, diz a Abraceel, é que as empresas criem produtos e serviços mais adequados a cada consumidor. O open energy seria mais um passo na abertura deste mercado, segundo a entidade.
Com base na experiência internacional, diz a associação, se espera mais engajamento do consumidor com as informações da conta de luz, maior atuação de empresas de tecnologia no mercado de energia elétrica e corte de custos.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.