Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Atos reforçam resistência a gesto antidemocrático, diz empresário

Horácio Lafer Piva avalia que manifestações desta quinta (11) foram efetivas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empresário Horácio Lafer Piva, que foi um dos oradores do ato em defesa da democracia na Faculdade de Direto da USP, nesta quinta-feira (11), considerou efetivo o resultado das manifestações. Depois da repercussão dos eventos, no fim do dia, ele mensurou o desfecho.

"Quero acreditar que, se alguém ainda tinha dúvidas quanto à disposição de se enfrentar tentativas que firam a democracia, dissiparam-se hoje", afirmou Piva ao Painel S.A..

Arminio Fraga, que também foi ao púlpito, considerou positivo. "Esse é um clima que permite algum otimismo. Vamos continuar", disse o ex-presidente do Banco Central após seu discurso.

O economista Gabriel Galípolo, que foi à Faculdade de Direito da USP para assistir à leitura das cartas pró-democracia, disse ter ficado surpreso ao encontrar a diversidade de personalidades na mesma plateia. O evento reuniu nomes como a deputada Joice Hasselman, o presidente da Febraban, Isaac Sidney, a ex-ministra Marina Silva e a cantora Daniela Mercury.

Imagem mostra Horácio Lafer Piva junto a outras pessoas em um salão de festa. Ele usa blazer cinza e camisa branca.
Horácio Lafer Piva (economista e empresário) em festa de 50 anos da Natura, na Casa Natura Musical, em 2019. - Mathilde Missioneiro - 29.ago.19/Folhapress

Galípolo afirma que parecia um daqueles sonhos em que várias pessoas de diferentes ambientes aparecem no mesmo lugar em uma reunião improvável.

"Foi uma demonstração da nossa capacidade de nos desprender do que é particular, de cada um, para defender o que é de todos nós, que é o nosso destino comum enquanto sociedade. E dizer basta ao absurdo", afirma Galípolo, que participa do conselho de economia da Fiesp e atua no grupo de conselheiros econômicos de Lula.

O apartidarismo dos atos desta quinta (11) foi o ponto alto do evento, na opinião de Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann, que também foi à São Francisco assistir à leitura dos documentos.

"A questão não é quem vai ganhar ou quem vai perder as eleições. É ter eleições. É continuar tendo eleições, e a população continuar tendo os seus direitos respeitados", disse Mizne, que também faz parte do conselho do Sou da Paz e foi presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto nos anos 1990.

O que chama a atenção e até emociona, segundo Mizne, é a reunião dos setores da sociedade para defender a democracia. "É muito emocionante você ver as organizações diversas, que representam todos os setores da sociedade se juntarem em defesa da democracia de uma maneira apartidária, descolada", diz.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.