Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ataque de Roberto Jefferson à PF divide previsões de empresários bolsonaristas

Apoiadores do presidente no empresariado mitigam efeitos do caso na campanha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ataque de Roberto Jefferson (PTB) aos agentes da Polícia Federal com fuzil e granadas neste domingo (23) foi tratado com cautela por empresários apoiadores do presidente Bolsonaro.

Entre os mais reservados, que evitam falar em público, ficou um receio da reação negativa dos mercados nesta segunda (24).

Enquanto calculam o impacto nos votos, a resposta foi tentar afastar a imagem de aliança entre Jefferson e Bolsonaro, seguindo a linha adotada pelo presidente.

Roberto Jefferson ao lado do presidente Jair Bolsonaro
Roberto Jefferson ao lado do presidente Jair Bolsonaro - Reprodução - 14.abr.2021/@blogdojefferson8 no Instagram

Um empresário bolsonarista ouvido pelo Painel S.A. disse esperar que o episódio dos tiros de fuzil e granada cause efeito zero sobre a campanha. Uma semana antes, havia a mesma estimativa sobre os impactos da fala do "pintou um clima" de Bolsonaro em relação às adolescentes venezuelanas.

O assunto Jefferson tem sido evitado, mesmo entre aqueles que costumam dar suporte ao governo nas redes sociais.

As primeiras reações ainda começam a aparecer nesta segunda (24). Salim Mattar, fundador da Localiza, apenas redistribuiu nas redes sociais o vídeo, com 17 segundos, em que Bolsonaro diz que trata Jefferson como "bandido". O empresário escreveu que foi um "firme posicionamento do presidente". Procurado pelo Painel S.A. para comentar o assunto, Mattar não respondeu.

Outro apoiador do governo no empresariado, Gabriel Kanner, membro da família dona da rede de vestuário Riachuelo, não se manifestou sobre Jefferson. Dias antes, Kanner usava sua conta no Twitter para elogiar a polarização, dizendo que se trata de um "amadurecimento" da democracia brasileira.

Junior Durski (Madero), Luciano Hang (Havan) e Carlos Wizard, não se pronunciaram sobre a situação.

Winston Ling retuitou diversas mensagens sobre o caso Roberto Jefferson. Em uma delas, disse que é uma "ótima oportunidade para os signatários da carta em defesa da democracia da USP se manifestarem".

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.