Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Caixa Econômica Federal

Caixa agora exporta programa de prevenção ao assédio

Após escândalos envolvendo ex-presidente, banco sela acordo com gigantes do mercado e até times de futebol para evitar casos similares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Caixa Econômica Federal fechou parcerias para implementar seu plano de prevenção contra assédio moral e sexual em outras 200 empresas.

Banco do Brasil, Visa, BNDES, Riachuelo, Cyrela, Ambev e até times de futebol, como o Palmeiras e o Flamengo, são algumas das companhias que assinaram o acordo.

O programa foi inicialmente implantado na Caixa para reverter a crise de reputação gerada principalmente pelo ex-presidente Pedro Guimarães.

O ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e Jair Bolsonaro
O ex-presidente da Caixa, Pedro Guimaraes, acusado de assédio contra funcionárias do banco - REUTERS

Em setembro deste ano, o Ministério Público do Trabalho ajuizou uma ação em que pediu a condenação do ex-executivo da Caixa e o pagamento de R$ 30,5 milhões pelos danos causados a mulheres que o acusaram de assédio moral e sexual.

A atual presidente do banco, Daniella Marques, assumiu a instituição no final de junho para conter a crise causada pelas denúncias de funcionárias do banco contra Guimarães e outros executivos.

Marques era braço direito do ministro da Economia, Paulo Guedes. Um de seus primeiros atos foi a retirada da investigação do "guarda-chuva" da Presidência, competência que foi transferida para o conselho de administração.

Duas consultorias foram contratadas e, hoje, o banco afirma ter um sólido programa de combate ao assédio que, agora, está sendo difundido pelo mercado como forma de reverter a crise de imagem da instituição.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.