Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Loja de brinquedos lança boneco Patriota do Caminhão

Dono da Corbe Toys afirma que exemplar esgotou o primeiro lote no fim de semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A loja de brinquedos Corbe Toys lançou para pré-venda, neste final de semana, o boneco Patriota do Caminhão, que satiriza o protestante bolsonarista que viralizou na internet após se agarrar na parte frontal de um caminhão.

"Quando furarem o bloqueio dos caminhoneiros, eu estarei lá com minha camiseta da seleção e torcendo pelo Brasil, sou Patriota com muito orgulho e muito amor, as vezes peço até intervenção militar! Se tentar furar algum bloqueio das rodovias, estarei lá, à frente do seu caminhão, e você me levará por quilômetros", diz a descrição do brinquedo, que é vendido por R$ 89,90.

imagem mostra boneco com camisa amarela virado de costas, dentro de uma embalagem que simula a frente de um caminhão.
Exemplar do Patriota do Caminhão, boneco da Corbe Toys - Divulgação

Segundo o proprietário da loja, Luís Aizcorbe, o personagem esgotou as vendas de seu primeiro lote, que continha 1.000 unidades. A previsão de envio é para o dia 15 de dezembro.

Mesmo com um bom primeiro final de semana, Aizcorbe ainda não sabe se o personagem deve alcançar outros bonecos da loja, como o Faria Limer e o Pai Ausente, que venderam 3.500 unidades e 5.000 unidades, respectivamente, desde a data de lançamento.

"No caso do Faria Limer, tem muita gente de esquerda e direita que brinca com isso", afirma. O Patriota do Caminhão agradaria mais consumidores que se identificam com a esquerda, de acordo com Aizcorbe.

Aizcorbe diz que não vai precisar pagar por uso de imagem do manifestante. "Entra na parte de alegoria. É como se fosse o mito do saci pererê. Não precisamos pedir direito autoral para ele, porque não estamos utilizando o nome e não afeta a integridade da pessoa", afirma.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.