Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Investidores da Americanas preparam novo pedido ao Ministério Público

Associação Abradin diz ter recebido mil emails de pequenos acionistas lesados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A representação da Abradin (Associação Brasileira de Investidores) no Ministério Público sobre o escândalo contábil da Americanas vai ser protocolada na próxima semana, segundo Aurélio Valporto, presidente da entidade. "Vamos pedir inquérito com atuação da Polícia Federal", afirma Valporto.

A associação já havia apresentado denúncia à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), logo após a revelação do caso, para pedir apuração de responsabilidades.

Valporto diz que acha muito improvável que o trio de bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, acionistas de referência, não soubesse que estava acontecendo um problema da ordem de R$ 20 bilhões dentro da companhia. Eles negam ter conhecimento prévio de manobras ou dissimulações contábeis.

"É uma prática de longa data. Não é crível que não tivessem conhecimento. Não existe um meio termo. Se houve crime, terão de colocar o dinheiro de volta", afirma.

Segundo Valporto, a Abradin recebeu mais de mil emails de pequenos acionistas lesados pelo caso Americanas.

"Queremos mais dados. Ninguém sabe direito ainda sequer a extensão da fraude. Não sei como foi cometida. Sabemos que teve auditoria muito falha e agora precisa de outra auditoria, séria, para dizer o que foi que aconteceu", diz.

Na semana passada, a CVM anunciou que está fazendo uso de convênios e da cooperação que possui com a Polícia Federal e com o Ministério Público Federal para investigar a situação.

Os bilionários e a diretoria da Americanas são investigados na CVM por omissão de informações relevantes no primeiro comunicado sobre o escândalo contábil que levou a empresa a pedir recuperação judicial.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Vista externa de uma unidade da Americanas no Rio de Janeiro
Vista externa de uma unidade da Americanas no Rio de Janeiro - AFP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.