Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu petrobras

Petrobras anuncia queda no preço do combustível de avião

Nova redução deve fazer pressão por alívio nos preços das passagens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Petrobras anuncia nesta segunda-feira (2) uma redução no preço do QAV (querosene de aviação) para as distribuidoras. Trata-se de uma queda média de 11,6%, que entrou em vigor a partir deste domingo (1º).

O anúncio deve pressionar as companhias aéreas por um alívio nos preços das passagens, porém, o setor diz que ainda não bateu o martelo sobre os cálculos. As variações no preço do combustível costumam ser sentidas rapidamente pelo consumidor final porque o QAV equivale a aproximadamente 40% dos custos das companhias aéreas, segundo o mercado de aviação.

O levantamento mais recente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), divulgado no fim do ano, mostrou os dados de outubro com as passagens quase 14% mais caras, em termos reais, do que no mesmo mês de 2019, antes da pandemia.

Pelos dados da Petrobras, o novo reajuste mensal, que traz a segunda queda consecutiva, completa cinco reduções de preço do querosene de aviação desde julho, alcançando 22,5% de queda no período.

Movimentação para viagens de fim de ano no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo - Danilo Verpa - 20.dez.22/Folhapress

"A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras. As distribuidoras, por sua vez, transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores", diz a Petrobras em nota.

Na virada do ano passado, o setor aéreo teve mais uma notícia positiva em outra frente. Pouco antes do Natal, veio a medida provisória que, se convertida em lei, zera alíquotas de PIS e Cofins sobre a receita das companhias nos transporte de passageiros até o fim de 2026. No entanto, também não ficou claro se o benefício pode ser transmitido ao consumidor em forma de bilhetes mais baratos.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.