Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Cade analisa fala de presidente da Latam sobre preço de passagem

Executivo disse que empresa não vai baixar preço e quer elevar margem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois da divulgação dos balanços das companhias aéreas na semana passada, as declarações sobre preço de passagem feitas pelo presidente da Latam, Jerome Cadier, em entrevista a jornalistas repercutiram no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

A autarquia decidiu abrir um procedimento de investigação para averiguar as falas do executivo no sentido de que a empresa não vai reduzir preços para ganhar mais fatia de mercado.

Procurada pelo Painel S.A., a Latam Brasil disse que não comentará eventuais procedimentos sobre os quais não foi notificada.

Na ocasião, Cadier afirmou que dificilmente a Latam será vista "destruindo preço" e que o plano de cinco anos da empresa ainda requer um crescimento de margem.

Avião da Latam em manobra para decolagem na pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Avião da Latam em manobra para decolagem na pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress

"Precisamos garantir que a gente encontre um equilíbrio rentável entre crescimento, colocação de capacidade e market share. Não está nas minhas metas ser líder", disse o executivo.

Ele reiterou que não tem objetivo de garantir a liderança no contexto dos preços. "Eu digo isso porque, se a gente olha no começo da década de 2010, era um dos objetivos manter a liderança e isso levou a muitas decisões negativas em relação à margem e à rentabilidade do negócio, que questiona a sustentabilidade a longo prazo", afirmou.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.