Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Deputado do PT eleva pressão contra privatizações em São Paulo

Início do processo de venda da Emae foi anunciado por Tarcísio em pacote que abrange a Sabesp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP) elevou a pressão no TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado) contra a intenção do governador Tarcísio de Freitas de vender a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia).

Em ofício enviado nesta quinta-feira (16) ao procurador-geral Thiago Pinheiro Lima, do Ministério Público de Contas paulista, o deputado pediu apontamentos ou providências sobre o pregão eletrônico iniciado pelo governo para a contratação de consultores que farão estudos sobre a privatização da companhia. O pregão está marcado para terça-feira (21).

Emídio diz que a Emae possui uma gama de bens em áreas muito valorizadas do estado e que "entrelaçam, estrategicamente, o controle de águas com a geração de energia elétrica". A companhia também mantém a operação do canal Pinheiros e de reservatórios localizados na Grande São Paulo.

A intenção de privatizar a Emae foi anunciada há duas semanas pelo governador em um pacote que conta com a Sabesp como a joia da coroa. Internamente, discute-se que a privatização da Emae será um cálculo para ver o tamanho da força da venda da Sabesp.

No início do ano, Tarcísio disse que pretende concluir a privatização da Sabesp até 2024. Além disso, afirmou que considera bom o modelo feito com a Eletrobras, privatizada no ano passado pelo governo federal por meio de uma oferta de ações que diluiu o controle da companhia em Bolsa —atualmente, o governo paulista comanda 50,3% do capital social da empresa de águas.

O governador afirma, no entanto, que pode desistir do processo caso a tarifa fique mais cara e a gestão não consiga alcançar um nível de eficiência desejado com a venda da companhia.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

O governador Tarcísio de Freitas quer privatizar a Emae e a Sabesp
O governador Tarcísio de Freitas quer privatizar a Emae e a Sabesp - Mathilde Missioneiro - 02.mar.2023/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.