Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Einstein prepara centro de inovação na Amazônia

Doenças tropicais e mortalidade materna estão entre os temas prioritários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Einstein prepara o lançamento de um centro de inovação e biotecnologia na Amazônia, neste ano, para desenvolver projetos de inteligência artificial, telemedicina e big data na região.

Segundo Sidney Klajner, presidente da instituição, o hub de Manaus já tem orçamento e está sendo implantado.

A ideia é desenvolver a tecnologia para ações que variam desde o auxílio em diagnósticos de câncer até programas de animação para paciente.

Doenças tropicais e mortalidade materna estão entre os temas prioritários da pauta pesquisada, além da adaptação de infraestrutura para regiões isoladas como alternativas de ambulância por transporte fluvial.
O investimento é um dos pontos que o Einstein vai apresentar no festival de inovação SXSW (South by South West) neste mês, em Austin, no Texas.

Fachada do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo
Fachada do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo - Ettore Chiereguini - 04.dez.2022/Folhapress

No evento, o presidente do Einstein também vai apresentar projetos de consultoria médica digital para UTIs públicas, plataforma para mapear e reduzir infecções multirresistentes em UTIs públicas, pesquisa, cruzamento de dados e intervenções sobre saúde mental na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, e a aplicação de telemedicina para populações vulneráveis na região da Amazônia.

"Por meio da tecnologia, temos oportunidade de fechar lacunas que impedem a equidade em saúde no país. E não só no Brasil, há discrepâncias no mundo todo, em países da África, na Índia. Podemos aproveitar da tecnologia para fazer a saúde e os especialistas chegarem onde não estão, a informação ser transformada em dados confiáveis para que o investimento possa ser certeiro e o desenvolvimento de regiões", diz Klajner.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.