Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu pirataria

Cigarro ilegal perde espaço no consumo de fumantes no Brasil, diz pesquisa

Setor afirma que participação caiu de 48% para 41%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A participação do cigarro ilegal no total consumido pelos fumantes no país caiu de 48% em 2021 para 41% no ano passado, de acordo com a nova edição da pesquisa anual sobre o tema divulgada pelo FNCP (Fórum Nacional Contra a Pirataria).

Do total, 33% foram contrabandeados, principalmente do Paraguai, e 8% foram produzidos no Brasil, a maior parte pelos chamados devedores contumazes, que não pagam impostos, conforme os dados do levantamento.

Fumante na região do Largo São Bento, centro de São Paulo
Fumante na região do Largo São Bento, centro de São Paulo - Zanone Fraissat - 09.jul.2020/Folhapress

As perdas estimadas ficam em torno de R$ 8,3 bilhões de evasão fiscal, ainda segundo o FNCP, que atribui a queda de participação do mercado ilegal ao encarecimento do cigarro pirata nos últimos anos por fatores ligados à alta do dólar e da pandemia.

A avaliação do setor, que pressiona pela queda na tributação do cigarro legalizado, é que o produto pirata perdeu atratividade porque seus preços ficaram mais próximos do concorrente de marcas originais.

Segundo o FNCP, o cigarro original, que já custou 118% acima do pirata em 2019, hoje o supera em apenas 50%, um movimento que poderia ser acentuado com queda de tributação, na opinião do setor.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.