Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu aeroportos

Prefeito de SP diz que vai analisar proposta de taxa de poluição em Congonhas

Moradores do entorno do aeroporto sugerem uso de recursos para infraestrutura e janelas antirruído

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de receber uma sugestão dos moradores do entorno de Congonhas para criar uma taxa de fiscalização de poluição e ruído aeronáutico no aeroporto, o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes prometeu que vai analisar.

A sugestão foi levada pelos moradores da região durante uma reunião na semana passada. O recolhimento da taxa, equivalente a R$ 30 por passageiro, seria feito pela concessionária. Haveria também um fundo específico para a administração do recurso, que seria destinado à realização de obras de infraestrutura, janelas contra ruído em escolas hospitais e residências em áreas atingidas, além de sensores de barulho e outras ferramentas para avaliar os impactos.

Nesta terça-feira (4), o prefeito citou o exemplo do aeroporto internacional de Guarulhos.

"Sei que o Guti [Gustavo Henric Costa], prefeito de Guarulhos, tinha proposto criar uma taxa nesse sentido por conta do aeroporto. Se não me engano, não houve inconstitucionalidade na taxa. Vou analisar a questão", disse Nunes.

Aeroporto de Congonhas é um dos mais movimentados do país
O aeroporto de Congonhas é um dos mais movimentados do país - Karime Xavier - 22.dez.2022/Folhapress

A taxa de preservação ambiental de Guarulhos foi criada no ano passado, mas com diretrizes diferentes da proposta feita pelos vizinhos de Congonhas e leva em consideração o peso total da aeronave aferido antes da decolagem.

Em nota, a Secretaria Municipal da Casa Civil de São Paulo disse que, após o período de análise, vai continuar as conversas com a associação dos moradores de Moema.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.