Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Tarcísio expande programa de Doria para destinos turísticos no interior de SP

Governo anuncia dados da região nesta segunda-feira (10)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo de Tarcísio de Freitas em São Paulo vai divulgar nesta segunda-feira (10) dados do avanço na atração de turistas e investimentos para Olímpia, Serra Azul e Andradina, durante a gestão do ex-governador João Doria.

Estabelecido como o primeiro distrito turístico do estado por Doria, em 2021, Olímpia registrou em janeiro o melhor desempenho da série histórica com 1 milhão de turistas, segundo o boletim de ocupação da cidade.

No ano passado, o município hospedou 3,5 milhões de turistas, alta de 20% na comparação com o recorde anterior, de 2019. Os meses com maiores registros de hospedagens foram janeiro (448 mil pessoas), julho (373 mil) e dezembro (410 mil). Os dados desconsideram turistas que estavam de passagem pela cidade.

Serra Azul, arco que reúne os municípios de Vinhedo, Jundiaí, Itupeva e Louveira, recebeu 4 milhões de visitantes neste verão. A previsão de investimentos para os próximos quatro anos é de R$ 1,8 bilhão, além da criação de um clube de golfe com hospedagem, um autódromo, novos hotéis temáticos ligados aos parques Wet’n Wild e Hopi Hari, entre outras atrações.

Vista aérea do parque Wet'n Wild, parte integrante do distrito turístico Serra Azul
Vista aérea do parque Wet'n Wild, parte integrante do distrito turístico Serra Azul - Eduardo Anizelli - 08.out.2021/Folhapress

Criado em setembro, o distrito turístico de Andradina encerrou o verão com mais de 130 mil visitantes, impulsionado pelo Thermas Acqualinda.

A Secretaria de Turismo também vai lançar um novo sistema de diretrizes e gestão para os distritos turísticos, além de um fórum para discutir políticas públicas de incentivo à criação de novos distritos com tratamento tributário diferenciado. A previsão do governo é chegar até 2026 com sete novos distritos.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.