Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Fies Enem

Gestores privados querem cuidar do dinheiro do Fies

Ideia é quebrar o monopólio da Caixa, agente operador exclusivo do programa; reformulação será debatida no governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e São Paulo

Grandes empresários tentam convencer o governo Lula a permitir que suas butiques de investimento administrem o dinheiro do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

A gestora de ativos de Abilio Diniz e o grupo Pravaler, de Oliver Mizne, sinalizaram interesse, afirmam pessoas ligadas ao grupo de trabalho comandado pelo Ministério da Educação para definir as novas regras do programa voltado ao ensino superior.

Alas do governo na pasta afirmam que não há chances desse pleito prosperar diante do volume de recursos administrados e da abrangência nacional do programa.

Entrada da Unicid Pinheiros, em São Paulo - 28.abr.2023-Danilo Verpa/Folhapress

Segundo relatos no governo, grupos de educação esperam que o governo avalie a abertura da gestão financeira do Fies para a iniciativa privada como forma de impulsionar o programa.

A intenção é parecida com o dos bancos privados, que sempre tentam quebrar o monopólio da Caixa Econômica Federal na gestão do FGTS. A Caixa também é o agente operador do Fies.

Abilio já foi acionista da rede Anima, organização educacional privada de ensino superior, dona da Universidade São Judas Tadeu e Anhembi-Morumbi. À época, chegou a ter 6% da empresa. A Península é a gestora que cuida dos investimentos do empresário e de sua família.

Mizne, co-fundador da Geo Capital, criou a Pravaler, que oferece crédito para estudantes financiarem o curso superior.

Nenhum deles, contudo, formalizou proposta até o momento.

Consultada, a Pravaler disse que, no mês passado, Beto Dantas, COO da companhia apresentou ao MEC dados de sua plataforma e negócio. A companhia se colocou à disposição para colaborar com insights e análises que possam melhorar o Fies.

A Península, gestora da família Diniz, negou o interesse.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.