Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Disputa política deixa Copasa mais perto da privatização

Em busca de apoio de Romeu Zema, presidente da Assembleia Legislativa quer destravar obras para rodovia e vender estatal de saneamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

De olho na reeleição, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Leite (MDB), quer mudar a ordem das privatizações no estado. Em vez da Codemig, como prefere o governador Romeu Zema, ele pretende vender a Copasa.

A Codemig é a empresa pública responsável pelo desenvolvimento econômico de Minas. A Copasa é a estatal de saneamento básico. Ambas necessitam de aprovação da Assembleia Legislativa para serem privatizadas.

O deputado e presidente da Assembleia de Minas, Tadeu Leite (MDB)
O deputado e presidente da Assembleia de Minas, Tadeu Leite (MDB) - ALMG - 01.fev.2023/Divulgação

Segundo aliados de Zema, a ideia de Leite é usar os dividendos da Codemig para realizar investimentos nas rodovias estaduais, que exigem obras urgentes de manutenção.

Em outra frente, Tadeu quer aprovar uma PEC para retirar a necessidade de referendo popular para a venda da Copasa, um negócio que, na avaliação dos deputados, pode render mais de R$ 10 bilhões.
Pelo plano, a Cemig, a estatal de energia, ficaria intocada.

A estratégia ajuda o governador Romeu Zema a levantar recursos e serviria de pressão para que ele apoie Tadeu Leite à reeleição.

Na eleição passada, Zema só declarou apoio a Tadeu quando a vitória do político já era dada como certa. Desta vez, Tadeu quer deixar tudo amarrado.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.