Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Fecomércio lança câmara privada de conciliação no RJ

Estado já conta com 17 órgãos do gênero que, em 2022, mediaram acordos, encerrando mais de 3 mil processos judiciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A FecomércioRJ lança, nesta segunda (24), câmara privada de mediação e conciliação voltada para empresas do Rio de Janeiro do comércio de bens, serviços e turismo. As atividades começam em 1° de agosto.

O objetivo é ampliar o acesso à Justiça, reduzir os custos processuais e dar mais agilidade à solução dos casos em andamento por meio de mediação desses conflitos.

Objetivo da Fecomercio é reduzir litígios na Justiça comum
Objetivo da Fecomercio é reduzir litígios na Justiça comum - Pixabay

Atualmente, existem 17 câmaras do gênero em funcionamento no estado do Rio. De acordo com o Tribunal de Justiça do RJ, somente no ano passado foram realizadas 9.662 audiências de conciliação e cerca de 33% (um terço) resultaram em acordo, pondo fim ao processo judicial que estava em curso.

"A imparcialidade é uma das prerrogativas deste serviço, que poderá beneficiar tanto empregadores quanto empregados na busca por um consenso", afirma Jacqueline Lippi, juíza aposentada do Tribunal Regional do Trabalho e consultora jurídica da FecomércioRJ.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.