Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu juros inflação

Pressão no IPCA faz Fazenda vetar contrapartida social de energia

Na avaliação da pasta, proposta do Ministério de Minas e Energia eleva tarifa e provoca inflação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A renovação das concessões de distribuidoras de energia entrou na lista de vetos do Ministério da Fazenda porque, na avaliação da pasta, haverá aumento de tarifas e, por tabela, da inflação medida pelo IPCA.

Entre 2025 e 2031, vinte distribuidoras de energia elétrica terão contratos expirados. Elas atendem cerca de 55 milhões de consumidores, cobrindo pouco mais de 60% do mercado.

Cabo sendo ligado à tomada
O Ministério da Fazenda está de olho em qualquer componente que possa impactar na inflação, inclusive a tarifa da energia - Unsplash

Para a renovação, o Ministério de Minas e Energia (MME) cogita exigir contrapartidas sociais em troca de não optar por um pagamento de bônus.

A contrapartida ocorrerá sempre que a empresa registrar ganhos. Os valores seriam calculados sobre esse excedente. O modelo para definir o valor, no entanto, ainda não é claro.

Para os técnicos da Fazenda, haveria aumento tarifário e isso, inevitavelmente, levaria a aumento da conta de luz, componente relevante no cálculo do IPCA.

A Fazenda monitora todas as pressões inflacionárias e decretou guerra à escalada de preços que colaborem com esse processo.

A EDP Espírito Santo será a primeira a decidir sobre a renovação de seu contrato, que vence em junho de 2025. No ano seguinte, será a vez de Light e Enel e, em 2031, a da Energisa Paraíba.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.