Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Pará quer 'selo verde' para mineração

Governador Helder Barbalho quer legislação criando certificação para o setor; ideia é que produção financie preservação florestal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), defendeu uma legislação que crie uma espécie de selo verde para a mineração do país.

Sua ideia é promover a rastreabilidade da produção mineral, uma das atividades que mais geram receita para o Pará. Com essa certificação de origem controlada, seria possível que o setor financiasse a economia de baixo carbono, ajudando a preservar as reservas florestais.

O presidente Lula junto do governador do Pará, Helder Barbalho (esq.), e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira durante anúncio de que Belém (PA) foi escolhida sede da COP30 - 26.mai.2023-Ricardo Stuckert/Divulgação

A proposta foi apresentada durante a abertura da Exposibram 2023, maior evento de mineração do país, nesta segunda (28). Barbalho não deixou claro se algum parlamentar do estado no Congresso vai protocolar um projeto de lei.

"A agenda da mineração precisa ir além da exploração. É preciso avançar com a rastreabilidade do minério", disse o governador.

Para ele, a rastreabilidade deve ser implementada por meio de uma lei para combater atividades ilegais do setor.

"É fundamental que possamos rastrear toda e qualquer atividade minerária no Brasil, para que nós possamos ter absoluta certeza de que o produto explorado é oriundo de áreas que estejam legalmente exploradas, com licença ambiental."

O governador vem se colocando em defesa de uma pauta ambiental na esteira da COP30, evento que será sediado em Belém.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.