Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Para se blindar, fundo de pensão busca presidente via empresa

Funpresp quer servidor no comando e contrata caça-talentos para a seleção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Funpresp, fundação de previdência complementar dos servidores federais, abrirá processo seletivo para a escolha de seu presidente e do diretor de seguridade. O mandato dos atuais executivos vence em novembro.

As inscrições estarão abertas na próxima semana. Só poderão se candidatar servidores federais que estejam contribuindo há, pelo menos, três anos para o fundo de aposentadoria —trava para impedir indicações políticas.

Cristiano Heckert, presidente do Funpresp, que deixa o cargo em novembro - 22.jan.2020-Andre Coelho/Folhapress

No passado, apadrinhados de partidos conduziram gestões fraudulentas em diversos fundos estatais e causaram rombos bilionários em fundos estatais, como o Postalis. Hoje, boa parte desses déficits está sendo coberta por contribuições adicionais dos beneficiários.

A escolha dos executivos da Funpresp será feita por uma empresa de headhunter. Mesmo assim, os servidores estão preocupados que haja pressão para que políticos façam indicação para a presidência, cujo salário mensal é de R$ 41 mil.

A Funpresp administra um dos maiores fundos de aposentadoria complementar com cerca de R$ 8 bilhões em patrimônio líquido.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.