Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Inadimplência estimula seguros em aluguéis

Com mais facilidade para execução de imóveis de família, mercado substitui figura do fiador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que abriu caminho para execução de bem de família se o proprietário é fiador de inquilino inadimplente impulsionou a contratação de seguros que não exigem comprovação de renda.

Entre janeiro e agosto, o mercado de seguro fiança locatícia, por exemplo, movimentou R$ 913 milhões em novos contratos, crescimento de 14% na comparação com igual período do ano passado. Deste total, 40% foram resgatados para cobrir situações de inadimplência, segundo dados da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais).

Imagem mostra prédios atrás de lojas em uma rua de um bairro residencial.
Ruas do bairro do Tatuapé, em São Paulo - Adriano Vizoni - 21.jul.23/Folhapress

A garantia de aluguel via capitalização também avançou. Não há dados consolidados, mas na Brasilcap, que lidera nesse ramo, cerca de 4.000 locações foram viabilizadas pelo Cap Fiador neste ano –R$ 190,5 milhões até setembro.

Entre as vantagens que explicam o aumento na procura do produto da capitalização, está a desburocratização. O locatário está liberado da análise de crédito, comprovação de renda ou taxa de adesão. Também recebe de volta 100% do valor pago ao final da vigência, em caso de não utilização da garantia.

Com a entrada desses produtos, o inquilino passou a contar com opções de proteção que substituem o fiador ou a fiança bancária, garantindo o pagamento ao proprietário do imóvel, em caso de prejuízos.

O mercado também oferece coberturas adicionais. Há aquelas que cobrem o não pagamento (pelo inquilino) de encargos legais, como IPTU, condomínio, água, luz e gás canalizado; e aquelas que ressarcem o proprietário do imóvel por danos de diversos tipos, incluindo aqueles que afetam a pintura interna ou externa.

Com Diego Felix e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.