Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Governo quer gasolina com mais álcool até março

Grupo discutirá aumento da mistura de 27,5% para 30% de etanol anidro em janeiro; montadoras querem mais testes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo quer aumentar de 27,5% para 30% o índice de etanol anidro na gasolina até março. A reunião do Grupo de Trabalho (GT), que decidirá sobre essa mistura, está marcada para janeiro.

O prazo que o GT terá para submeter seu relatório à aprovação do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) é de três meses, mas ele pode ser estendido por igual período.

Posto de gasolina na avenida Sumaré, zona oeste de São Paulo
Posto de gasolina na avenida Sumaré, zona oeste de São Paulo - Danilo Verpa - 01.mar.2023/Folhapress

Coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, o grupo é formado por representantes da Casa Civil, Fazenda, Ministério dos Transportes, Mapa, MCTI (Ciência, Tecnologia e Inovação), MMA, Mdic, MPor (Portos e Aeroportos), ANP e EPE.

Parte dos produtores de etanol pressionam o MME para que o GT nem solicite testes adicionais às montadoras, que já vinham realizando experimentos com os motores dos veículos com gasolina de octanagem mais elevada (em torno de 95). Hoje, esse índice de queima do combustível no motor é de 93, segundo técnicos do governo.

O presidente da Unica ( União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Evandro Gussi, que representa cerca de 60% dos produtores, afirmou, no entanto, que o setor não interfere nessa política.

" Claro que o setor aprecia [a medida], mas esse é um debate técnico do governo que vai ser decidido pelo Grupo de Trabalho", disse ao Painel S.A.

Segundo ele, caso seja aprovado o aumento da mistura, haverá um incremento de 1,5 bilhão de litros a mais de etanol, cerca de 5% da produção nacional.

A posição da Anfavea, associação das montadoras, é a de que a mistura com mais álcool precisa ser testada. Os veículos flex não são afetados, mas importados e motocicletas podem ter problemas.

O ministro Alexandre Silveira quer acelerar essa mistura como parte do programa Combustível do Futuro, que prevê menos emissões na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis.

Para isso, o GT também avaliará índices de etanol superiores a 25% na gasolina C.

A ideia do governo é aumentar a octanagem da gasolina de 93 para 95 por meio da injeção de etanol, aproximando-se dos padrões do combustível na Europa e EUA.

A Anfavea, a associação das montadoras, defende mais testes.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.