Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Sócia da Vale, Mitsui demite diretoria de gás após revés político

Grupo japonês queria comando de distribuidoras no Nordeste, mas governos estaduais baixaram leis vetando estrangeiros; negócio pode afetar sucessão na mineradora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A japonesa Mitsui, sócia da Cosan em várias empresas de gás e da Vale, demitiu, nesta sexta (19), os dois principais executivos da área, Rogério Leite e Anderson Bastos.

No mercado, os rumores são de que as demissões se devem às mudanças na Mitsui em relação aos seus planos de investimentos no ramo de gás e que essa virada pode afetar a sucessão no comando da Vale, mineradora que tem Cosan e Mitsui como sócias.

Ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega é o preferido de Lula para a presidência do conselho da Vale - 14.jan.2021-Gustavo Bezerra/Folhapress

O desligamento dos executivos foi anunciado por Tadaharu Shiroyama, CEO da Mitsui Gás. Na conversa, ele se limitou a dizer que se tratava de uma "reestruturação". É o que confirmou Rogério Leite ao Painel S.A..

Aos colegas de Mitsui, o ex-diretor mandou a seguinte mensagem: "Srs, boa tarde! Em breve ficarão sabendo, mas hoje de manhã eu e Anderson fomos desligados do grupo Mitsui. Não nos foram dadas maiores explicações a não ser a praxe de que entenderam que era hora de mudança."

Além de ser sócia da Commit, novo nome da Gaspetro (cujo controle é da Cosan), a Mitsui possui cerca de 41% de participação em concessionárias de gás em Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Ceará.

Para que a compra da Gaspetro fosse aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), uma das condições impostas foi a venda do controle dessas distribuidoras. A Mitsui tem preferência.

No entanto, após o anúncio de que assumiriam o comando dessas empresas, ao menos dois estados (CE e PE) aprovaram leis impedindo estrangeiros de exercerem o comando de concessionárias. Isso impede a Mitsui de exercer sua preferência.

Efeito Mantega

Essa mudança ocorre no momento em que o presidente Lula tenta emplacar Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, para a presidência da Vale em substituição a Eduardo Bartolomeo, que busca a recondução ao cargo.

Cosan e Mitsui têm assentos no conselho. Pessoas que participam das conversas afirmam que a Cosan, de Rubens Ometto, defende Luis Henrique Guimarães, atual conselheiro na Vale. A Mitsui ainda não disse se pretende apoiá-lo ou indicar um nome próprio.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.