Por quê?

Especialistas da plataforma Por Quê?, iniciativa da BEĨ Editora, traduzem o economês do nosso dia a dia, mostrando que a economia pode ser simples e divertida.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Por quê?
Descrição de chapéu sustentabilidade

Entenda o que o Lula quis dizer com 'investir na economia verde'

Sistema é um dos vários elementos que podem contribuir para o desenvolvimento do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luiza Martins Karpavicius

Economista formada pela FEA-USP. Trabalha na área de economia do meio ambiente e dos recursos naturais. É mestre pela Universidade de Copenhague e doutoranda na Universidade de Aarhus, na Dinamarca

No primeiro discurso como presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que seu governo vai "investir na economia verde". Mas o que exatamente ele quis dizer com economia verde? É a mesma coisa que economia ambiental? E economia circular? Nesta coluna, vamos tentar desmistificar esses conceitos, que têm ganhado tanto espaço na política brasileira.

Economia, como sabemos, é o conjunto de decisões de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Um sistema econômico, então, são as respostas escolhidas para perguntas como: que bens e serviços vamos produzir? Como vamos produzir? E para quem vamos produzir?

0
Área desmatada por grileiro dentro da terra indígena Trincheira Bacajá, no Pará - Lalo de Almeida - 26.ago.2019/Folhapress

A economia verde é um dos sistemas econômicos existentes. Trata-se de um sistema em que o conjunto de decisões econômicas tem o objetivo explícito de alinhar desenvolvimento econômico e preservação ambiental, no curto e no longo prazos. Pode parecer um pouco paradoxal querer falar de desenvolvimento e preservação ao mesmo tempo, mas como Lula explica, "uma árvore em pé vale mais do que toneladas de madeira extraídas ilegalmente". Em um texto publicado nesta coluna ano passado, falamos mais de por que nem sempre existe esse trade-off que pressupomos entre economia e meio ambiente e, principalmente no contexto mundial que nos encontramos hoje, por que há cada vez mais espaço para alinhar lucro e preservação ambiental.

Podemos entender a economia verde então como uma aplicação política da economia ambiental. A economia ambiental, no caso, é o campo de estudo no qual princípios econômicos são usados para entender como os recursos ambientais e naturais são desenvolvidos, gerenciados e distribuídos. É uma das áreas em que economistas atuam, e envolve entender não só os instrumentos e modelos econômicos mas também os fluxos e sistemas naturais.

A economia circular, por sua vez, é um dos elementos que fazem parte da economia verde. Trata-se de uma estratégia em que os resíduos são insumos para a produção de novos produtos, ou seja, é um modelo de produção e de consumo que envolve partilha, aluguel, reutilização, reparação, reciclagem etc.

Um economista ambiental, então, pode estudar e criar projetos para a implementação de uma economia circular como estratégia para consolidação de uma economia verde em um país.

Porém, a economia verde dependerá de muitos outros elementos além da economia circular para ter um funcionamento correto. O primeiro passo no Brasil será a criação de políticas públicas que estimulem empregos verdes, que introduzam direitos sob poluição e abram as portas para o mercado de créditos de carbono, que visem minar as desigualdades e alinhar desenvolvimento e sustentabilidade, que introduzam um monitoramento mais forte do desmatamento ilegal, entre outros fatores. A sinalização dada por Lula em seu discurso, que sugere um governo que vai priorizar pautas ambiental e climáticas, é muito positiva para quem defende o potencial da economia verde para a recuperação econômica do país.

No entanto, não é a economia verde sozinha que vai "salvar" o Brasil, ou evitar que ele continue "lascado", como fala Gil do Vigor. A economia verde é um dos vários elementos importantes que incentivam uma transição e podem contribuir para o desenvolvimento do país. Outros exemplos incluem os investimentos em educação, o avanço de agendas interseccionais importantes incluindo o combate à fome e ao desemprego, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, uma melhor diplomacia e governança nas relações com outros países, e assim por diante.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.