Por quê?

Especialistas da plataforma Por Quê?, iniciativa da BEĨ Editora, traduzem o economês do nosso dia a dia, mostrando que a economia pode ser simples e divertida.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Por quê?
Descrição de chapéu COP28 clima

COP do Clima: o que é e para que serve?

Urgência continua sendo o tom predominante quando o assunto é clima

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Clarissa Gandour

Professora da FGV EESP é doutora em economia pela PUC-Rio e especialista em políticas públicas para enfrentamento da crise climática. Sua pesquisa apoia a ação climática baseada em evidência

Enfim, chegamos ao fim do ano mais quente já registrado na história. Um ano marcado, ainda, por uma sucessão de acontecimentos que evidenciam que a crise climática está aqui agora. Houve algumas boas notícias, sem dúvida, mas urgência continua sendo o tom predominante quando o assunto é clima.

Posto isso, vale dedicar alguns minutos desta reta final do ano para entender um pouco melhor o principal mecanismo de coordenação internacional para ação climática: a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas — a famosa COP do Clima. Também existe uma COP da Biodiversidade, mas isso é outro evento e outro assunto.

Licypriya Kangujam, uma ativista climática indígena da Índia, protesta contra o uso de combustíveis fósseis durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Licypriya Kangujam, uma ativista climática indígena da Índia, protesta contra o uso de combustíveis fósseis durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. - Thomas Mukoya/REUTERS

O objetivo central das COPs anuais é servir como um fórum para articulação, negociação e definição da ação climática multilateral. O evento reúne líderes mundiais e negociadores dos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, do Protocolo de Kyoto e/ou do Acordo de Paris, todos tratados internacionais sobre a crise climática. Também participam da COP representantes da sociedade civil, academia, setor privado e mídia, mas esses não se envolvem nas negociações.

Desde 2015, as COPs giram em torno da implementação das três principais metas estabelecidas no Acordo de Paris: manter o aumento da temperatura média global, em relação aos níveis pré-industriais, "muito abaixo" de 2°C e idealmente limitado a 1,5°C; promover a adaptação e a resiliência às mudanças climáticas; e alinhar fluxos financeiros às trajetórias de baixas emissões de gases de efeito estufa.

É preciso haver consenso entre as partes para que se tomem decisões na COP. Se é difícil obter consenso em discussões sobre tópicos muito menos complexos envolvendo um menor número de partes interessadas, imaginem a dificuldade que é negociar qualquer coisa na COP! Por isso falei no início da coluna em mecanismo de coordenação, não de cooperação. Afinal, incentivos e interesses nem sempre estão alinhados mundo afora. Todas as nações querem que a crise climática seja enfrentada e seus efeitos adversos mitigados? Talvez ― ao menos é o que todas alegam. Mas nenhuma demonstra muito entusiasmo para bancar a conta, que soma tanto recursos financeiros quanto o custo de oportunidade das necessárias mudanças de práticas e hábitos.

Não é de espantar, portanto, que as negociações da COP avancem a um ritmo tão vagaroso. Chega a ser frustrante, não nego. Mas não há enfrentamento da crise climática sem coordenação multilateral e a COP é justamente o fórum que viabiliza essa coordenação, com todos os desafios a ela inerentes.

Então só nos resta esperar? Não exatamente. A COP é uma enorme vitrine e provavelmente o único momento no ano em que a esmagadora maioria dos holofotes globais está voltada para a crise climática. Ainda que isso seja terreno fértil para promessas muitas vezes vazias, é também um poderoso instrumento de transparência. Compreender a COP e acompanhar suas discussões potencializam a capacidade de a sociedade civil responsabilizar autoridades governamentais e cobrar-lhes depois de passado o frisson do evento.

Clarissa Gandour é professora da FGV EESP, doutora em economia pela PUC-Rio e especialista em políticas públicas para enfrentamento da crise climática. Sua pesquisa apoia a ação climática baseada em evidência.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.