PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Campeonato Brasileiro começa dividido entre Corinthians e Grêmio

Time de Carille não tem a beleza gremista, mas usa bem a posse de bola

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Grêmio subiu 7% sua média de passes certo em comparação com o ano passado e colocou o Cruzeiro na roda, na abertura do Brasileiro, no sábado (14). A atuação reforça a teoria de que o campeão da Libertadores é o melhor time do Brasil. Não é.

A melhor equipe brasileira ainda não existe, porque não há equipes. Elencos mudam e times pioram a cada alteração.

Mas o Grêmio é quem está mais perto de ser chamado assim. Porque há um ano e meio mantém seu jeito de jogar, com mais posse de bola do que o adversário, a maior capacidade de envolvê-lo, seja em casa, seja fora. 

Renato Gaúcho teve a coragem de escalar dois meio-campistas de bom passe nas funções defensivas do meio de campo. “É claro que Arthur e Maicon podem atuar juntos”, disse o treinador gremista um mês atrás, em conversa com este colunista.

Os dois volantes juntos foram responsáveis por um terço dos passes certos do Grêmio no Mineirão. Arthur e Maicon ajudaram a colocar o Cruzeiro na roda, em boa parte da estreia do campeonato.

Não se deve esperar do Corinthians o mesmo estilo, a mesma capacidade de envolver. O Fluminense começou sua participação no campeonato em Itaquera num 3-4-3, mas recuando com uma linha de cinco defensores e quatro meio-campistas quando perdia a bola. 

Rodriguinho comemora seu gol ao lado de Pedrinho, na vitória do Corinthians sobre o Fluminense neste domingo (15), na Arena Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro
Rodriguinho comemora seu gol ao lado de Pedrinho, na vitória do Corinthians sobre o Fluminense neste domingo (15), na Arena Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro - Daniel Vorley/AGIF

Fábio Carille pediu paciência e foi atendido. Trocou passes e sofreu, como acontecia no ano passado. A razão de vencer jogos em que empurra o rival para o lado contrário tem nome: Rodriguinho. Contra o São Paulo no último minuto, contra o Palmeiras, no primeiro, e contra o Fluminense, Rodriguinho achou o lugar certo para finalizar e decidir.

A tentação é usar as partidas desta semana para dizer que Rodriguinho é o melhor jogador em atividade no Brasil. Não é. Assim como no caso da equipe, na avaliação do maior craque também há uma disputa entre Grêmio e Corinthians. Luan é o melhor –na minha opinião.

Sem seu maior destaque, o Grêmio venceu em Belo Horizonte. Com ele, fez sua melhor atuação, desde a chegada de Renato Gaúcho, contra o Lanús, finalíssima da Libertadores.

Corinthians e Grêmio têm em comum a continuidade do trabalho. Diferente, os dois possuem os estilos. O Corinthians espera e o Grêmio constrói. No ano passado, o Corinthians sofreu mais quando teve mais tempo com a bola no pé. 

Agora Carille pede mais tempo de troca de passes. Para jogar com dois meias, Mateus Vital e Rodriguinho (veja abaixo) é preciso usar mais a bola. No ano passado, muitas vezes esta estratégia significava perder jogos. Está diferente.

Campinho Corinthians
Corinthians - Time sem centroavante: faz dois meses - Folhapress
Campinho Grêmio
Grêmio - Equipe de Renato Gaúcho: seqüência há um ano e meio - Folhapress

Neste domingo (15), o Fluminense dificultou o Corinthians fechando-se com uma linha de cinco e outra de quatro. Mas Carille conseguiu fazer seu time abrir o espaço necessário, outra vez com Rodriguinho, o homem que mais decide em Itaquera. Jadson não ajuda tanto e recupera-se fisicamente para jogar na quarta-feira (18) contra o Independiente.

O Corinthians não tem a beleza gremista, mas faz da posse de bola o esconderijo contra os adversários mais inteligentes. Mas o Grêmio é a cada dia mais o estilo que se deseja para o Brasil. Não se defende, ataca. Não especula, troca passes. Não reza, vence.

Melhor elenco

Não se discute a qualidade do elenco do Palmeiras. É o melhor do país, em teoria. Mas uma coisa é o time, outra é a qualidade dos jogadores que fazem parte desse grupo. O Palmeiras só tem um provável jogador na Copa do Mundo: Borja. Em 1994, tinha Zinho e Mazinho.

A estreia

O São Paulo estreia nesta segunda (16) contra o Paraná e com a dúvida sobre o jeito como Aguirre deseja o time. Muita gente julgou que contra o Rosario Central, quinta (19), está o acerto da defesa. Mas como jogar com três zagueiros e três volantes em casa? Tem de ser diferente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.