Raquel Cozer

Raquel Cozer é jornalista especializada na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Encontro de titãs

Precursor dos romances históricos, "Ivanhoé" (1819), do escocês Walter Scott, sobre um jovem nobre fiel ao rei Ricardo Coração de Leão, explodiu na França em 1862, na tradução de Alexandre Dumas. Era uma obra bem distinta da original. O autor de "Os Três Mosqueteiros" destacou diálogos e cenas de ação, reduzindo trechos explicativos.

Essa versão dumasiana, inédita no Brasil, originou a edição que sairá no segundo semestre pela Bamboo. Os tradutores Heloisa Prieto e Victor Scatolin também "desrespeitaram" um pouco as mudanças de Dumas, devolvendo epígrafes que ele tinha eliminado e acentuando a velocidade narrativa imposta pelo escritor francês.

ENCONTRO DE TITÃS 2

Heloisa Prieto define seu trabalho sobre a versão de Dumas não como adaptação tradicional, mas como "ressignificação", traduzindo-a aos dias atuais assim como Dumas adaptara o texto de Scott a um público mais amplo.

As maiores intervenções, diz ela, tiveram relação com a forma como a heroína da trama, Raquel, é retratada.

"Há um tratamento que hoje seria considerado pejorativo nas referências ao fato de ela ser judia. Há também diversas falas sobre o pai dela e sua avareza, característica dos judeus, segundo o texto", argumenta Prieto, lembrando que as ofensas são usadas "até para elogiá-la". "É um pouco o caso de Tia Anastácia, que muita gente vê como tendo sido vilipendiada por Monteiro Lobato", diz.

A edição incluirá uma apresentação assinada por Dumas e sairá com uma versão em HQ, ambos impressos e em aplicativos, com referências da época.

A CULPA É DAS ESTRELAS, PARTE 2

O livro que deu origem ao vencedor, nas categorias público e crítica, do Festival Sundance 2015 sairá pela Rocco em abril, pelo selo de entretenimento Fábrica231.

O romance "Me and Earl and the Dying Girl" (eu, Earl e a garota que está morrendo) rendeu ao autor, o estreante Jesse Andrews, diversos prêmios de literatura juvenil e uma comparação recorrente com John Green –assim como no livro mais famoso de Green, "A Culpa É das Estrelas", uma das personagens centrais do livro de Andrews é paciente terminal. A trama conta a história de Greg, um nerd antissocial que é obrigado pela mãe a ficar amigo de uma garota com leucemia.

O filme, dirigido por Alfonso Gómez Rejón e com roteiro de Andrews, teve direitos adquiridos pela Fox, mas ainda não estreia prevista no Brasil.

Patifaria A malandragem corre solta em "Rogues" (trapaceiros), coletânea organizada por George R.R. Martin e Gardner Dozois, e que será lançada no Brasil em abril, pela Saída de Emergência.

Patifaria 2 O britânico Neil Gaiman e a americana Gillian Flynn (de "Garota Exemplar") são dois dos 21 autores de literatura de gênero recrutados por Martin, autor de "As Crônicas de Gelo e Fogo", para escrever contos sobre malandros em geral.

Patifaria 3 Em seu conto, Flynn trata de uma prostituta que precisa se aposentar e se torna vidente, o que a leva a se envolver com uma família cuja casa seria assombrada. O próprio Martin assina uma das histórias, cuja trama se passa no mesmo universo de sua série mais famosa.

Outra garota Com mais de 500 mil cópias vendidas no exterior em menos de um mês, "A Garota no Trem", de Paula Hawkins, sairá pela Record em junho. No Twitter, Stephen King disse que o "excelente suspense" o manteve acordado a noite inteira com sua "narradora alcoólatra mortalmente perfeita".

Outra garota 2 Comparado a "Garota Exemplar", o suspense da zimbabuana radicada em Londres teve os direitos vendidos a 37 países e tem uma adaptação ao cinema em andamento.

Juvenil O premiado "Vango", do francês Timothée de Fombelle, terá a primeira de suas duas partes lançada em abril pela Melhoramentos. A narrativa trata de um jovem em busca de suas origens e junta personagens fictícios a outros como Hitler e Stalin no período entreguerras.

Leminski Toninho Vaz, biógrafo de Paulo Leminski, e a viúva do escritor, Alice Ruiz, devem se encontrar neste ano pela primeira vez desde que Vaz entrou com ação por perdas e danos contra a poeta, em 2013. Ele pede R$ 100 mil por causa do veto de Ruiz à quarta edição de "O Bandido que Sabia Latim", motivado por um parágrafo sobre o suicídio de Leminski.

Leminski 2 Os dois participam, em maio, da Flipoços, em Poços de Caldas (MG). Toninho Vaz estará numa mesa sobre literatura e biografia na tarde do dia 2, seguida por palestra de Alice Ruiz sobre poesia.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.