Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão
Descrição de chapéu receitas

Salada grega tem sabores intensos, queijo e é perfeita para o verão

Receita clássica mistura vegetais frescos, orégano, azeitona e muito azeite

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando fui à Grécia, no comecinho dos anos 2000, me disseram que os gregos comiam mais queijo do que qualquer outro povo –em consumo per capita, superando França, Suíça e Itália.

Números mais recentes não confirmam essa alegação, mas é fato que a Grécia come muito queijo. Quase seis vezes mais do que o Brasil. Grego põe queijo até na salada, o que torna o conceito de salada muito mais interessante.

Salada grega, com tomates, pimentão e cebola
Salada grega com vegetais frescos, orégano, azeitona e azeite - Marcos Nogueira/Folhapress

A salada grega clássica leva um belo naco de queijo feta. O feta, queijo mais famoso da Grécia, é feito com leite de ovelha ou de cabra, às vezes uma mistura dos dois. Aqui no Brasil, algumas marcas fazem um queijo semelhante com leite de vaca.

É um queijo branco, fresco, mas salgado e prensado até virar um bloco compacto que se esfarela com facilidade. Não existe substituto exato para o feta, que não é exatamente fácil de se encontrar. Alguns queijos mineiros de meia cura, contudo, cumprem bem a função de aportar textura e sal. Acho válido esse tipo de degeneração das receitas –vá em frente e seja feliz.

Os ingredientes restantes da salada são legumes (tomate, pepino, pimentão e cebola), orégano, azeitona e azeite. Um monte de azeite.

O tomate dá o tom geral do sabor, e o verão é a época em que eles estão mais maduros e saborosos. E a salada grega é perfeita para o verão, então aproveite.

Cebola, pepino e pimentão podem ser um pouco indigestos quando crus. As medidas propostas na receita são apenas sugestões, sinta-se livre para variar a proporção de acordo com seu gosto e sensibilidade (eu, por exemplo, fico "conversando" com o pepino, mas não tenho problemas com os outros dois).

Para suavizar o pepino, remova a casca e as sementes. Escolha cebola roxa que é menos pungente, e deixe-a de molho na água fria por meia hora antes de usar.

Quanto ao pimentão, remova a película branca interna, que é amarga. Você também pode remover a pele com um descascador de legumes.

Se for seguir a receita grega à risca, você deve usar azeitonas da variedade kalamata. Acho preciosismo em excesso. Use azeitonas pretas sem caroço –você não quer quebrar os dentes dos convidados, quer?

Cuidado com o sal: tanto o queijo quanto a azeitona são muito salgados. Tempere apenas no final, se for necessário.

Por fim, a salada grega não se chama "simplesmente salada" na Grécia. O nome original da receita é horiatiki salata, ou melhor, χωριάτικη σαλάτα. Quer dizer "salada caipira".


SALADA GREGA

Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

  • 6 tomates maduros, cortados em meia-lua
  • ½ pepino descascado e sem sementes, fatiado
  • ½ cebola roxa, em rodelas
  • ½ pimentão verde, em fatias finas
  • 4 fatias de queijo feta
  • 4 colheres (sopa) de azeitonas pretas descaroçadas
  • Azeite, orégano e sal a gosto.

Modo de fazer

  • Numa saladeira, misture os vegetais e os temperos. Sirva com o queijo por cima.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.