Reinaldo José Lopes

Jornalista especializado em biologia e arqueologia, autor de "1499: O Brasil Antes de Cabral".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo José Lopes

Terra preta, solo fértil criado por indígenas, pode ajudar recuperação de florestas

Substrato criado há milhares de anos é muito mais fértil que a maioria dos solos amazônicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O passado profundo da Amazônia é um quebra-cabeças repleto de peças fascinantes, muitas das quais parecem ter começado a se encaixar nas últimas décadas. Algumas delas chamam a atenção de imediato, como a cerâmica esplendorosa ou a presença de imensas aldeias e estradas muitos séculos antes da chegada dos europeus. Em complexidade, porém, desconfio que poucas superem algo aparentemente bem menos glamouroso: um tipo muito peculiar de solo.

Refiro-me ao que os moradores da região chamam de "terra preta de índio". O contraste visual da terra preta com o solo predominantemente avermelhado da região amazônica é tão óbvio que acabou designando esse tipo de solo. Também tem ficado cada vez mais evidente o fato de que há uma associação entre a terra preta e os sítios arqueológicos da Amazônia, em praticamente todas as áreas, do Peru à foz do rio Amazonas.

As estimativas sobre a distribuição geográfica da terra preta variam. Há estudos que falam em 0,2% da área florestal da Amazônia, o que daria dez vezes o município de São Paulo. Outros apontam algo em torno de 3% da mata — três quartos do estado do Paraná, trocando em miúdos. A única certeza é que existe uma quantidade portentosa de terra preta por aí.

Arqueólogos escavam sítio arqueológico com terra preta em Rondônia
Arqueólogos escavam sítio arqueológico com terra preta em Rondônia - Silva Junior - 14.out.10/Folhapress

Sabemos ainda que esse substrato é muito mais fértil que a maioria dos solos amazônicos. É um solo que não se degrada facilmente com as intempéries e que carrega grandes quantidades de matéria orgânica e minerais como fósforo, cálcio, zinco e magnésio (embora seja relativamente pobre em potássio).

Outra certeza: trata-se de um solo antropogênico, ou seja, produzido pela ação humana. Bem mais incerto é o nível de intencionalidade por trás de seu surgimento. Sabemos que um componente importante da terra preta é a presença de inúmeros fragmentos muito pequenos de carvão, resultado da queima lenta e incompleta de matéria vegetal. Há ainda fragmentos de ossos de peixes, pedaços de cerâmica e compostos químicos que carregam uma assinatura química associada às fezes humanas.

Tudo isso parece bater com algum sistema de manejo de resíduos de origem vegetal e animal que, com o tempo, pode ter se transformado num processo de produção deliberada de solo mais fértil, talvez turbinando o avanço agrícola detectado na Amazônia a partir de uns 2.000 anos atrás.

E há boas razões para acreditar que a "receita" da terra preta também pode ser uma aliada do reflorestamento no presente. Num estudo que acaba de sair no periódico especializado Frontiers in Soil Science, pesquisadores brasileiros acabam de mostrar que a terra preta turbina o crescimento de árvores nativas num solo em que antes havia pasto.

No trabalho, especialistas da USP de Piracicaba, da Embrapa Amazônia Ocidental e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia simularam o reflorestamento em laboratório. Primeiro plantaram capim em vasos com 3 kg de solo e, após 60 dias, cortaram-no. Depois, plantaram neles sementes de três árvores nativas (embaúba, canafístula e cedro-rosa), correspondentes às diferentes fases de regeneração de uma floresta.

O detalhe é que alguns vasos do experimento tinham solo normal, enquanto outros tinham 20% e 100% de terra preta em sua composição. Resultado: as mudas das árvores chegaram a ficar até cinco vezes mais altas nos vasos com a mistura de solo normal com terra preta, e seis vezes mais altas nos que continham apenas o solo antropogênico.

A equipe do estudo, que tem como primeiro autor Anderson de Freitas, da USP, estima que o diferencial da terra preta tem a ver não só com os nutrientes desse solo, mas também com a comunidade específica de micro-organismos que viceja nele. As lições da terra preta, portanto, poderiam ser reproduzidas para moldar outros solos por meio da transferência desses micróbios, sem a necessidade de explorá-la comercialmente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.