Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu

Tentamos domá-lo, mas o cabelo tem necessidades e vontades próprias

Nos filmes, os humanos disparavam lasers contra inimigos intergalácticos, mas agora apontamos o laser para a virilha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando Arnaldo Antunes escreveu, para Gal Costa cantar, “quem disse que cabelo não sente?”, pensei que era licença poética. Eu nunca tinha reparado em qualquer indício de que o cabelo fosse uma entidade senciente. Mas é óbvio que o poeta tinha entendido em 1990 uma coisa que eu só entendi agora: pelo merece mais respeito.

Nestes 30 anos que separam a observação de Arnaldo Antunes da minha própria tomada de consciência, pude fazer algumas observações. O pelo tem necessidades e vontades próprias. A humanidade tem tentado domá-lo, com mais empenho do que sucesso. Ele cresce onde a gente não quer e deixa de crescer onde a gente quer. Às vezes é preciso pintar de preto onde ele fica branco e clareá-lo onde ele fica preto.

Ilustração de pessoa com máscara e uma embalagem, que parece perfume, em cada mão. No fundo, há uma prateleira com vários produtos
Luiza Pannunzio/Folhapress

Nos filmes do século passado, os seres humanos disparavam lasers contra os seus inimigos intergalácticos. Agora, apontamos o laser para a virilha, na direção do pelo. A guerra nas estrelas não decorre no espaço, decorre no espaço entre o traje de banho e a perna.

Além da guerra, também tentamos a via diplomática. Há uma vontade bastante grande de satisfazer o pelo, agradar ao pelo, fazer a vontade do pelo, compreender as necessidades do pelo.

Neste momento, eu sinto que me falta formação acadêmica para comprar xampu. Que fazer? Há o de cabelo seco, o de cabelo oleoso e o de cabelo que tem raiz oleosa e ponta seca —um tipo de cabelo idiossincrático. Graças a Deus, não é o meu. Se fosse, o meu cabelo teria uma personalidade mais complexa do que a minha. Seria uma vergonha que o que me cresce para fora da cabeça fosse mais complicado do que o que está lá dentro.

Depois, há xampu para cabelos lisos, pintados, cacheados e desidratados. Há xampu detox, para cabelos que, coitados, estejam a enfrentar uma intoxicação. Há xampus com coisas e xampus sem coisas. Sem sal, sem glúten, sem parabenos, sem silicone e sem sulfatos. Com óleos, com extrato de aveia, com aloe vera, com manteiga karité, com manteiga murumuru.

E agora? Por um lado, tenho relutância em esfregar a cabeça com manteiga; por outro, não quero faltar ao respeito a quem se deu ao trabalho de ordenhar a karité e a murumuru. Que xampu comprar?

Indeciso, coço a cabeça. O que irrita o couro cabeludo e provoca descamação. Vai o anticaspa.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.