Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Cristiano Ronaldo achou um inimigo à sua altura: o próprio Cristiano Ronaldo

Jogador português recusava-se a acreditar que fosse quem é, e era justamente essa a razão do seu sucesso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É preciso dizer que o universo tentou tudo contra Cristiano Ronaldo. Fê-lo nascer pobre e franzino numa pequena ilha no meio do Atlântico. Desde cedo ficou claro que o universo teria de se esforçar muito mais.

Ronaldo não ia aceitar o destino de quem nasce pobre e franzino na Madeira.

Entretanto, o cosmos foi acumulando derrotas humilhantes e parecia ter desistido mas, ao fim deste tempo todo, encontrou finalmente o único inimigo que poderia estar à altura de Cristiano Ronaldo: o próprio Cristiano Ronaldo.

No desenho de Luiza Pannunzio - há dois Cristianos Ronaldos - um de frente com as pernas entre abertas e os braços cruzados e o outro um pouco atrás, meio de lado com as mãos na cintura. Ambos usam uniforme da seleção de Portugal e chuteiras amarelas. Acima do desenho está escrito: CRISTIANO X RONALDO
Ilustração para coluna de Ricardo Araújo Pereira - Luiza Pannunzio

Primeiro, Ronaldo ficou furioso por ser substituído no jogo frente à Coreia e insultou o treinador. Depois, ficou furioso por não ser titular contra a Suíça e terá ameaçado abandonar a seleção portuguesa. É uma pena.

Cristiano Ronaldo está convencido de que é Cristiano Ronaldo —um erro que nunca tinha cometido. Essa era, aliás, a razão do seu sucesso: Cristiano Ronaldo recusava-se a acreditar que fosse Cristiano Ronaldo.

Todo o mundo se espantava: você é Cristiano Ronaldo, por que treinar tanto? E, no entanto, ele continuava a ser o primeiro a chegar e o último a sair do treino.

Você é Cristiano Ronaldo, por que não relaxar um pouco? E ele mantinha uma vida de monge: comida saudável, água, cama às 21h30.

Você é Cristiano Ronaldo, vale a pena tanto esforço? E ele não desistia de tentar correr mais depressa, saltar mais alto, chutar com mais força, sempre acreditando que ser Cristiano Ronaldo era um objetivo que estaria ao seu alcance, desde que ele não julgasse já o ter alcançado.

Em 2015, perseguindo o propósito de ser Cristiano Ronaldo, Cristiano Ronaldo fez 48 gols e 16 assistências em 35 jogos pelo Real Madrid, no campeonato espanhol.

Quando algum outro jogador, com uma produção muito menor, se dava ares de estrela, alguém lhe fazia a pergunta fatal, que o punha imediatamente na ordem. "Quem é que você pensa que é? Cristiano Ronaldo?"

Nesta época, Ronaldo marcou um gol e fez zero assistências em dez jogos da liga inglesa pelo Manchester United. Desses dez jogos, foi titular em apenas quatro.

Agora chega à seleção e, ao verificar que fica no banco de suplentes, pergunta pela primeira vez: "Como assim, não jogo? Eu sou Cristiano Ronaldo". Creio que Cristiano Ronaldo não concordaria com esta alegação extravagante.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.