Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Pelé nos deu tanta alegria que as pessoas contam às gerações seguintes

Era homem brasileiro e deus grego; como homem, jogava futebol, e como deus, indicava aos outros o seu destino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A propósito do que o futebol significa para o povo, J. B. Priestley escreveu, no romance "The Good Companions", uma frase célebre: "Definir o futebol como 22 mercenários a correr atrás de uma bola equivale a dizer que um violino é madeira e corda de tripa, e que o ‘Hamlet’ não é mais do que papel e tinta".

O desenho de Luiza Pannunzio faz homenagem referenciando uma foto clássica e histórica do futebol brasileiro. Onde o rei Pelé levanta o braço direito em punho fechado enquanto o outro braço abraça o pescoço do outro jogador - camisa sete da seleção que o carrega nesta comemoração. Pelé e o outro jogador usam uniforme da seleção do Brasil da época, camisa amarelinha com detalhes nos punhos em verde e shorts azul. Acima deles há as palavras "obrigada Pelé".
Ilustração de Luiza Pannunzio para coluna de Ricardo Araujo Pereira - Luiza Pannunzio

A tradução talvez não seja das mais competentes, até porque fui eu que a fiz, mas é mais ou menos isso. Sempre que algum impertinente trata a bola com desprezo sobranceiro, imagino o sr. Priestley
a rir-se dele e rio também.

Em 1958, após a final Brasil-Suécia em que ele tinha feito dois gols, um moço de 17 anos chamado Edson Arantes do Nascimento chorava nos braços de Gilmar. Em 1970, após marcar o primeiro gol da final entre Brasil e Itália, um homem chamado Edson Arantes do Nascimento ria nos braços de Jairzinho.

Em ambas as ocasiões, o tal Edson parecia manifestar incredulidade e surpresa. Em 1958 ele não queria acreditar que já era Pelé aos 17 anos, e em 1970 ele estava perplexo por continuar a ser Pelé aos 30.
Ele era multinacional: homem brasileiro e deus grego. Como homem brasileiro, jogava futebol; como deus grego indicava aos outros o seu destino.

A final de 1970 é um bom exemplo. No terceiro gol, Gerson chutou para a grande área e Pelé, de cabeça, revelou a Jairzinho o lugar exato onde iria estar segundos depois. No quarto, Pelé recebe a bola de Jair e depois profetiza que Carlos Alberto irá aparecer, sem que naquela altura alguém suspeite, 20 metros mais adiante.

Creio que o que se agradece a Pelé é, muito simplesmente, a alegria. Acho que é isso. Pelé deu muita alegria a muita gente muitas vezes. Uma alegria muito intensa, que as pessoas contam às gerações seguintes, como se faz com todas as outras coisas mesmo importantes. A alegria é muito improvável, e uma alegria tão fulgurante é quase impossível.

É isso que a gente agradece.

No dia da sua morte, a Folha registrou o óbvio: todo o mundo todo sabe quem foi Pelé. Mas Edson Arantes do Nascimento parecia nunca ter deixado de se surpreender com o fato de lhe ter calhado a ele ser Pelé. Quem não se surpreenderia com um destino desses?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.