Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Cigarro eletrônico é tabagismo sem estilo

Quando posta perante o nocivo e o ridículo, a sociedade opta pelo ridículo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login



Pensei que era desta vez. As autoridades de saúde tentaram tudo para refrear o consumo do tabaco: proibições de fumar em quase todo lado, avisos sobre os malefícios, fotografias dos próprios malefícios. Não deu grande resultado. Depois atacaram os filmes e os livros.

Os heróis do cinema já quase não fumam. Bruce Willis deixou de fumar no quarto filme da série "Duro de Matar". Lucky Luke agora chupa uma palhinha. Só que essas mudanças também não produziram o efeito esperado. Mas de repente me pareceu que a própria indústria tabaqueira tinha começado a atentar contra si mesma. Inventaram um novo sistema que aproveita apenas o pior dos cigarros.

No meu tempo, o cigarro tinha algum estilo. Humphrey Bogart tirava um cigarro, dava um tapinha na cigarreira, acendia, puxava uma fumaça.

Ao mesmo tempo, ia dizendo coisas de homem trágico e sem esperança. O único desafio estético para o fumante era o final: havia que esmagar a bituca, que ficava amachucada e torta no cinzeiro, um destroço meio indigno, talvez uma lembrança de que o prazer do cigarro acabaria por ter um desfecho feio e infeliz.

No desenho de Luiza Pannunzio uma bituca de cigarro se apresenta amassada com suas cinzas ao redor no lado esquerdo da composição. No lado direito, há a frase "Lembra da bituca?".
Ilustração de Luiza Pannunzio para coluna de Ricardo Araújo Pereira de 22 de abril de 2023 - Luiza Pannunzio

Ora, o novo tabagismo aproveita apenas o que antigamente se deixava fora. Os novos fumantes não fumam exatamente cigarros, mas bitucas. Nada do que antes era atraente se mantém. Não tiram o cigarro, porque o cigarro já não existe. Não dão tapinha na cigarreira, porque também não há cigarreira. Não acendem, porque esses cigarros não são de acender.

Eles espetam uma bituca na ponta de uma espécie de esferográfica e depois chupam esse eletrodoméstico. E acabam por não puxar uma fumaça, porque essas bitucas aquecidas gabam-se de não fazer fumo. Portanto, eu pensei que era agora que o tabagismo ia sofrer um golpe fatal.

Uma coisa é o tabaco prejudicar a saúde, outra é nos fazer de figuras ridículas. Eu estou conformado com a eventualidade de vir a morrer. Ao que me dizem, é extremamente provável. Mas está nas minhas mãos evitar ser visto em público a chupar uma esquisita caneta.

Ao que parece, as alegações de que essas ignóbeis bitucas fazem menos mal do que os cigarros nem sequer estão confirmadas. Mas há quem se tenha convencido disso, o que significa que a nossa sociedade, quando posta perante o nocivo e o ridículo, opta pelo ridículo.

Trata-se de uma escolha deplorável.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.