Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias
Descrição de chapéu

Não há crise democrática

Eleitores indecisos são na verdade uma avenida aberta aos que almejam o Planalto

Urna eletrônica; sem Lula, parcela dos que hoje não têm candidato alcança 36% do eleitorado
Urna eletrônica; sem Lula, parcela dos que hoje não têm candidato alcança 36% do eleitorado - Diego Herculano/Folhapress
 

Na opinião dos diretores do Datafolha Mauro Paulino e Alessandro Janoni, a inelegibilidade de Lula aprofunda o que consideram ser uma crise democrática no Brasil, como argumentaram nesta quarta (31) na Folha. Peço licença aos dois colegas, por quem tenho respeito e estima, para discordar.

A angular o argumento dos autores está o fato de que, nos cenários em que Lula não aparece, a parcela dos que neste momento não têm candidato alcança 36% do eleitorado, segundo pesquisa do Datafolha.

O número decerto é bom gancho para discutir a representatividade dos políticos e pode ser visto como uma avenida aberta para os que almejam o Planalto. Mas está longe de indicar uma crise democrática.

Nos EUA, onde o voto não é obrigatório (como deveria ser o caso no Brasil, aliás), todas as eleições presidenciais dos últimos cem anos tiveram parcela do eleitorado que não escolheu nenhum candidato superior à detectada aqui pelo Datafolha. Na última eleição, 40% nem apareceram na urna, opção tão democrática como o voto branco e o nulo.

A partir das simulações de segundo turno, os autores afirmam que, "se a eleição fosse agora, o Brasil poderia eleger um presidente rejeitado por quase 70% da população".

Bem, a eleição não é agora, mas em outubro. Estamos ainda longe de saber até quem vai ser candidato. Ademais, a inviabilização jurídica de Lula mal acaba de acontecer, é normal que o rearranjo de nomes leve algum tempo para assentar –inclusive na "seleção natural" interna dos partidos, como discutido em texto de outro colega, Ranier Bragon.

Problema mesmo para o país seria mudar as regras, e especialmente uma lei moralizadora como a da Ficha Limpa, para permitir que um determinado candidato pudesse concorrer. Isso sim seria uma crise democrática --bem do tipo que os venezuelanos vêm experimentando nas duas últimas décadas.

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress Datafolha 31.jan - 1º turno
Datafolha 31.jan - 1º turno
Crédito: Editoria de Arte/Folhapress Datafolha 31.jan - 2º turno
Datafolha 31.jan - 2º turno
Crédito: Editoria de Arte/Folhapress Datafolha 31.jan - rejeição
Datafolha 31.jan - rejeição
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.