Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias

Soberba com WhatsApp deixou exposto o queixo de Bolsonaro

Erro se assemelha ao que levou Michel Temer a receber à noite visitas de Joesley Batista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Jair Bolsonaro está na situação de lutador que levou um direto no queixo logo no início do primeiro round. Um presidente da República com a palavra frontalmente confrontada, com prova gravada, num caso inequívoco, o da conversa que ele negava ter tido com o ex-ministro Gustavo Bebianno.

A discussão que Bolsonaro tentou criar sobre o significado de conversar é ela própria conversa fiada. Morre já na primeira definição do dicionário Houaiss: “trocar palavras”.

Ele deixou o queixo exposto por soberba —daquele mesmo tipo que levava Michel Temer a receber à noite visitas de gente como Joesley Batista.

Haissander de Paula, assessor do ministro do Turrismo, pede a candidata que transfira dinheiro para gráfica
Haissander de Paula, assessor do ministro do Turrismo, pede a candidata que transfira dinheiro para gráfica - Reprodução

Bolsonaro descumpriu um protocolo básico de segurança do cargo. O WhatsApp pavimentou o caminho do candidato até o Planalto, mas não deveria ser usado pelo presidente para se comunicar com seus subordinados. Foi justamente por isso que a Abin lhe entregou um aparelho criptografado chamado TCS (terminal de comunicação segura), como mostrou reportagem da Folha publicada antes de as mensagens se tornarem conhecidas. 

Naquele texto, o porta-voz Otávio Santana do Rêgo Barros explicava o uso do WhatsApp por Bolsonaro: “Ele utiliza para mensagens informais. Em relação aos assuntos que exigem reserva, ele opta pelos meios de comunicação da Presidência”.

Os áudios desmentem também o porta-voz. Neles, Bolsonaro dá ordens pelo aplicativo. Não versa sobre coisas pequenas: desmarca reunião e viagem de ministros. Recorre à autoridade para deixar claro que fala oficialmente. “Como presidente da República: cancela, ponto final”, diz a Bebianno. A formalidade informal é mais um sintoma de como ele não compreendeu direito o cargo.

Noutro dos rolos whatsappeiros deste governo, um assessor do ministro do Turismo pediu a uma candidata laranja que devolvesse o dinheiro do fundo partidário. Na conversa, ele argumenta: “Nosso Deus sabe de todas as coisas”. Pois é, o WhatsApp também sabe.

roberto.dias@grupofolha.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.