Rogério Gentile

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha, editor de Cotidiano e da coluna Painel e repórter especial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Rogério Gentile
Descrição de chapéu Folhajus juros

Justiça condena banco por cobrar juros abusivos de idoso

BMG estava exigindo uma taxa de juros de 20% ao mês e uma anual de 818,87%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça de São Paulo mandou o Banco BMG reduzir “juros abusivos” cobrados do auditor independente E.P.S., de 78 anos. Em dificuldades financeiras, E.P.S. fez em março de 2018 um empréstimo de R$ 4.823,87 a ser pago em 12 prestações.

Ele disse à Justiça, no entanto, ter sido induzido ao erro pelo banco, com informações incompletas, e que não se deu conta, ao assinar o contrato, que o BMG lhe cobraria uma taxa de juros de 20% ao mês e uma taxa anual de 818,87%.

“Algo está errado, ao final ele pagará quase o quádruplo do valor financiado [R$ 16.524,60]”, argumentou o advogado Jeferson Tampelli.

O juiz Mário Daccache, em sua decisão, destacou que os juros cobrados pela BMG são muito superiores às taxas médias de empréstimos com o mesmo risco e permitem que a instituição obtenha “vantagem manifestamente excessiva, em desacordo com o sistema de proteção ao consumidor idealizado na Constituição”.

Com isso, os juros mensais foram reduzidos para 7,79% e o anual para 146%. O BMG recorreu da decisão alegando que o idoso “sempre soube do percentual de juros aplicável à contratação e, mesmo assim, entendeu por conveniente pactuar com o banco o empréstimo pessoal”.

Disse também que essa modalidade de empréstimo é um “produto disponibilizado para pessoas que estão passando por problemas financeiros, já inadimplentes e com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito”.

Ou seja, “que dificilmente conseguiriam obter crédito na praça”. Dessa forma, disse o banco, “trata-se de uma operação de risco e, como tal, terá uma taxa de juros maior”.

O Tribunal de Justiça não aceitou a argumentação e confirmou a decisão de primeira instância. Não cabe mais recurso. O banco terá de devolver os valores cobrados a mais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.