Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro
Descrição de chapéu

Quase irresistíveis

Anúncios apregoam produtos que nem se sabia que existiam

Vi outro dia, num jornal, o anúncio de uma simpática vitrolinha, daquelas antigas, mas com utilidades nunca sonhadas por estas. Continha CD player, toca-discos 33 e 45 r.p.m., rádio FM, amplificador, alto-falantes, conexão Bluetooth para acoplar o celular sem necessidade de fios e conexão USB para gravar vinis em MP3 no pendrive. Só faltava falar. Mas não adiantava procurá-la na praça —só podia ser comprada numa loja virtual.

Dias depois, outro anúncio irresistível, o do “smartphone para idosos”, com números e teclas gigantes, iluminadas e falantes, para prevenir possíveis deficiências visuais, auditivas e táteis do macróbio, além de uma bateria “de longa duração”, capaz talvez de sobreviver ao próprio macróbio. E, a exemplo dos anúncios que se seguiram, só estava à venda na tal loja virtual. Desde então, não perco mais os anúncios da dita loja.

Há o da “fritadeira elétrica”, que permite “assar um frango inteiro, sem óleo e sem bagunça” e preparar “churrascos, empanados, bolinhos, pastéis, lasanhas e vegetais”, mantendo “seus azulejos sem respingo de óleo e a casa sem cheiro de gordura”. Também fascinante é o da “pulverizadora de tinta portátil”, com a qual pode-se dar “adeus aos sprays e rolos de tinta” e pintar “grandes áreas, cantos difíceis e locais altos”. Com algum ajuste, talvez sirva também para pintar as unhas.

Gostei de saber da “escova rotativa 4 em 1”, que “seca, escova, alisa e modela” todo tipo de cabelo. Pena já não me restar cabelo suficiente para me beneficiar dela. E fiquei intrigado pela oferta do “ObaBronze”, um bronzeador em spray que funciona “pela combinação de substâncias da pele, sem necessidade de exposição solar”. Bem, aqui no Rio, sol é o que mais temos.

Posso passar sem tudo isto. Mas há um artigo essencial que procuro e eles ainda não anunciaram: um que ajude a descascar aquele infernal plástico que envolve os CDs. 

Vitrola Raveo, com rádio e conexão Bluetooth
Vitrola Raveo, com rádio e conexão Bluetooth - Divulgação

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.