Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Nós, que jogamos tudo fora

Onde terão ido parar objetos usados nos filmes brasileiros e que poderiam estar num museu?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hollywood inaugurou o seu Museu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas —sim, a do Oscar. Custou US$ 482 milhões e consiste numa esfera gigante com cúpula de vidro e um prédio art déco de sete andares. Abriga registros virtuais com, dizem, milhões de possibilidades e objetos originais de filmes famosos: a cimitarra de Douglas Fairbanks em "O Ladrão de Bagdá" (1925), os sapatinhos vermelhos de Judy Garland em "O Mágico de Oz" (1939), o trenó de "Cidadão Kane" (1941), os robôs de "Guerra nas Estrelas" (1977), o boneco de "E.T., o Extraterrestre" (1982) e ponha etc. nisso.

Pergunto-me se no Brasil poderíamos ter um museu assim. Como gostamos de jogar tudo fora, onde terão ido parar itens que um dia fizeram história nas nossas salas escuras? Exemplos:

O chapéu estrelado, as cartucheiras e a matadeira de Milton Ribeiro em "O Cangaceiro" (1953). O sputnik que caiu no galinheiro de Oscarito em "O Homem do Sputnik" (1959). O guarda-chuva de Mazzaroppi em "Jeca Tatu" (1959). A cruz que Leonardo Villar arrasta pelas ruas em "O Pagador de Promessas" (1962). A dentadura de metal de Jece Valadão em "Boca de Ouro" (1962).

O papagaio de Átila Iório em "Vidas Secas" (1963) —no filme, ele foi comido, mas claro que não era ele, e, como se sabe, os papagaios podem chegar a cem anos. A capa de Mauricio do Valle (Antônio das Mortes) e a faca de Othon Bastos (Corisco) em "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964). A batina de Paulo José em "O Padre e a Moça" (1966). O crucifixo de Paulo Autran e os modelos que Guilherme Guimarães desenhou para Danuza Leão em "Terra em Transe" (1967). Tudo certamente se perdeu.

Seria mais fácil aqui um museu mostrando o vestido usado por Norma Bengell na cena da praia em "Os Cafajestes" (1962) e, inspirados nele, os ousados guarda-roupas de Darlene Gloria, Sonia Braga, Helena Ramos, Sandra Brea e Vera Fischer nos filmes dos anos 70 e 80.

Milton Ribeiro, com seu chapéu estrelado, e o galã Alberto Ruschel, em 'O Cangaceiro' (1953)
Milton Ribeiro, com seu chapéu estrelado, e o galã Alberto Ruschel, em 'O Cangaceiro' (1953), de Lima Barreto - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.