Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro
Descrição de chapéu Rússia

Espião contra espião

Os agentes secretos de Biden são mais rápidos que os de Putin. Biden é que é devagar para agir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há russos infiltrados entre os resistentes ucranianos. Há ucranianos infiltrados entre os invasores russos. A função de uns e de outros é descobrir os movimentos do inimigo, tentar confundi-lo e, se possível, sabotar. Guerra é guerra e, em todas elas, a informação é tão importante quanto a ação armada —pode tanto antecipar um confronto quanto adiá-lo ou até evitá-lo. E mais de uma guerra já foi ganha numa mesa a quilômetros do front, por um especialista que conseguiu quebrar um código impenetrável. Ou perdida, pelo fato de esse especialista ser um operador secretamente a serviço do outro lado.​

Há duas semanas morreu nos EUA, aos 88 anos, um cidadão chamado Peter Earnest. Foi um espião da CIA na Europa e no Oriente Médio durante a Guerra Fria. Uma de suas missões foi chefiar a equipe que interrogou um agente soviético que queria passar para o Ocidente. A operação durou semanas, mas não foi um sucesso, porque um dos interrogadores americanos espionava para a URSS. Esse era um problema frequente: o agente da CIA ou da KGB que fingia estar operando para a KGB ou a CIA quando, na verdade, trabalhava mesmo era para a CIA ou a KGB. Sem falar nos que fingiam estar fingindo e não estavam fingindo. Ou vice-versa.

Na terça (1), dissidentes de dentro do governo russo (sim, existem) vazaram um plano de operadores tchetchenos para matar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski. A ação foi contida, mas Zelenski não ficou a salvo, porque não tem como não se expor. Já Vladimir Putin, aliás ex-agente da KGB, não deixa ninguém no Kremlin chegar a menos de dez metros —podem tentar envenenar seu strogonoff. Só abriu uma exceção para Jair Bolsonaro, que, para ele, não existe.

Putin levou meses dizendo que não iria invadir a Ucrânia, enquanto Joe Biden dizia que ele iria invadir, sim.

Significa que os homens de Biden são mais rápidos para espionar. Biden é que é devagar para agir.

Putin quando era da KGB, nos anos 80 - Russian Look/Zuma Wire

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.