Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Do bueiro ao Planalto

Precisamos não de uma, mas de muitas biografias de Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Leitores opinaram sobre a coluna desta quarta-feira (1°/6), em que propus a urgência de se escrever biografias de Jair Bolsonaro. Para alguns, não se deveria perder esse tempo com ele. Com todo respeito, tal visão é um erro. Ninguém mais que Bolsonaro precisa ser biografado no Brasil. E não uma, mas muitas vezes. Só várias delas nos permitirão entender como foi possível ao réptil expandir-se em segredo e, ao sair do bueiro, chegar ao Planalto.

Calcula-se que, em todas as línguas, Adolf Hitler já tenha tido 10 mil biografias. Todas foram importantes —ajudaram a impedir um novo Hitler. As de Bolsonaro também cumpririam esse papel.

Neste momento, no entanto, há um problema em biografar Bolsonaro. Entre a concepção da ideia, o trabalho de investigação, entrevistas com as fontes, a escrita propriamente dita e sua produção física por uma editora, nenhuma biografia séria levará menos de dois anos para sair. No caso de o biógrafo trabalhar 24 horas por dia, sem perder tempo com comer e dormir, e a editora adotar máxima urgência na composição, revisão de provas, editoração e impressão, isso pode ser reduzido para talvez um ano. É muito tempo, durante o qual Bolsonaro continuará perpetrando monstruosidades. O livro sairá inevitavelmente desatualizado.

Prova disso é o número de vezes em que pensei em escrever uma coluna sobre alguma de suas canalhices naquele dia e tive de abandonar o assunto porque, horas depois, ele cometeu outra. Colegas com quem converso também passam por isso. Bolsonaro é canalha full-time, e somente os jornais online e as redes sociais conseguem acompanhá-lo.

Em outubro, no entanto, esse problema pode ter uma solução. Se o Brasil sobreviver às tentativas de golpe e Bolsonaro for excretado pelas urnas, um ciclo se terá cumprido. E, então, pelos anos a seguir, muitos livros a seu respeito serão possíveis. Só se espera que se passem de 2022 para trás.

0
Caricatura de Jair Bolsonaro feita por Frank Hoppmann e premiada pela World Press Cartoon (WPC) - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.