Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

José Murilo

O Brasil fará melhor se levar em conta o alerta deste grande historiador sobre o nosso futuro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando a Academia Brasileira de Letras perde um de seus membros, a sessão seguinte ao falecimento se dedica a lembrá-lo com relatos a seu respeito como intelectual e como pessoa. Daí ser chamada Sessão da Saudade. Desde que passei a pertencer à instituição, em março último, o historiador José Murilo de Carvalho, que nos deixou neste domingo (13), é o primeiro confrade que se vai. Mas nossos poucos meses de convívio foram suficientes para que eu compreendesse a razão de chamá-la Sessão da Saudade.

Não é fácil descrever a sensação de se ver privado da companhia de alguém que esperávamos ter ao nosso lado, todas as quintas-feiras, por muitos anos. Sendo ele José Murilo, o vazio é ainda maior. Já não o verei à minha direita, a dois confrades de distância, e, de meu ângulo na bancada, aquele que eu tinha quase de frente. A imagem do homem tímido e modesto que, de posse da palavra, esbanjava conhecimento era marcante.

Em seus livros, José Murilo dissecou com paixão e rigor as engrenagens do Império e da República: o egoísmo das elites, a alienação forçada das massas, o sufocante "poder moderador" dos militares, os obstáculos à cidadania. O estudo da história implica, quase sempre, uma visão otimista do futuro, uma esperança de que os problemas, velhos de séculos, um dia sejam resolvidos.

Mas, já de há alguns anos, José Murilo estava desencantado com o país. "Haverá saída para a situação em que vivemos?", ele perguntou, em 2019, em entrevista ao jornalista e também acadêmico Zuenir Ventura. "Acho muito difícil, com uma marginalidade tão grande, tanta exclusão social, milhões de desempregados, subempregados ou não empregáveis por falta de educação. Não vejo como incorporá-los ao mercado com um crescimento de 1% ou 2% ao ano."

Zé Murilo se foi, mas o Brasil fará melhor se levar em conta o alerta que seu grande historiador nos deixou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.