Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Papo no céu

Um amigo meu se preparou para, quando fosse para lá, bater um papo com um de seus heróis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há exatos 30 anos, a Bolsa de Valores do Rio me convidou para uma conversa com seu presidente. Algo a ver com uma biografia. Aceitei e, na sede da praça 15, fui levado a Carlos Alberto Reis. Seu assessor e xará, Carlos Alberto Azevedo, ao ouvir dele que gostaria de patrocinar uma biografia de Garrincha, tinha lhe sugerido o meu nome. Não sabiam que, havia um ano, eu já estava me dedicando por conta própria a um livro sobre o jogador. Do alto de seu cargo no mundo financeiro, Reis me desarmou em 30 segundos.

"Me chame de Carlinhos", ele disse. "Tenho algumas paixões na vida: clássicos do cinema americano e o Botafogo. Acabo de saber que você está escrevendo uma biografia de Garrincha. Podemos nos associar ao seu trabalho." Respondi: "Fico muito grato e topo, claro. Mas devo avisar que nem tudo foram dribles e glórias na vida dele. Houve um problema de alcoolismo, muito grave". "Não importa", disse Carlinhos. "Só quero que você escreva a verdade."

Foi uma bolsa de dois anos. Em novembro de 1995, "Estrela Solitária -Um Brasileiro Chamado Garrincha" saiu e foi lançado no prédio da Bolsa. Em meio a uma multidão de craques de todas as épocas, Carlinhos estourava de orgulho. O livro começou ali uma carreira que até hoje não terminou, e devo isso a ele.

Ficamos amigos e, por todo esse tempo, pude constatar a pessoa adorável que ele era: sempre à vontade, muito carioca, gentil, amoroso. Certo dia ligou-me para dizer que estava estudando inglês a sério: "Quando morrer, vou para o céu e quero estar preparado para bater um papo com o Capra, que está lá". O americano Frank Capra (1897-1991), diretor de "A Felicidade Não se Compra" (1946), era um de seus heróis. Achei tão bonita a história que a contei aqui ("Planos para o futuro").

Desde sábado último, já posso ver Frank Capra encantado com Carlinhos Reis, batendo papo com ele no céu.

RG, laudos de internação e de autópsia de Garrincha e blocos de anotações usados na pesquisa do livro “Estrela Solitária”
RG, laudos de internação e de autópsia de Garrincha e blocos de anotações usados na pesquisa do livro 'Estrela Solitária' - Heloisa Seixas

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.