Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Em casa, para sempre

Em breve, as cinzas de Carlos Lyra farão parte do bioma da Lagoa Rodrigo de Freitas, como ele queria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Lyra, o mestre da bossa nova, morto no dia 16 de dezembro, descansa agora no cenário do Rio que ele mais amava: a Lagoa Rodrigo de Freitas. Ao contrário de Tom Jobim, cuja alma cantava quando Tom, do avião, via o Rio por inteiro, a dele se iluminava ao sair do túnel Rebouças e o espelho d’água se abria aos seus olhos. Foi às margens da Lagoa que Carlos passeou com sua mulher Magda Botafogo todos os dias, pelas últimas décadas, e decidiu que, ao morrer, queria ser cremado e ter as cinzas dispersadas ali. E assim, na quarta última (10), Magda e 15 íntimos do casal foram cumprir o seu desejo.

O píer na altura do Cantagalo seria perfeito para o derrame das cinzas, mas Magda teve uma inspiração de último minuto: fazer isso bem no centro da Lagoa, onde as águas são mais profundas. Com a assessoria técnica do geólogo e jornalista Luiz Gravatá, alugaram quatro pedalinhos, daqueles de cisne, para chegar ao ponto mais distante permitido pela administração. E lá se foram, pedalando contra o vento do fim da tarde, ao som da música de Carlos saindo do Bluetooth.

Ao chegarem, como por magia, o vento parou, a onda amainou e os pedalinhos se atracaram uns aos outros. Era a hora. Magda disse bonitas palavras e tirou da bolsa uma urna cilíndrica, que entregou lentamente às águas, e a Lagoa engoliu como se esperasse por ela. Coincidência ou não, o que Carlos cantava naquele momento era "Lá Vou Eu", uma canção de seu disco "Carioca de Algema", de 1994 —"Por cada encontro em que me perder/ Vou sem dono e não quero escravo/ Eu deixo tudo, não levo nada/ E lá vou eu/ Lá vou eu...".

A urna comprada por Magda era biodegradável. Logo se desfará e as cinzas de Carlos se integrarão ao bioma da Lagoa. Ele estará em casa.

De volta ao píer e devolvidos os pedalinhos, só lhes restava ir ver o pôr do sol no outro território cheio de lembranças de Carlos Lyra: o Bar Lagoa.

Pôr-do-sol na Lagoa Rodrigo de Freitas, visto do pedalinho de cisne durante a cerimônia de despejo das cinzas de Carlos Lyra
Pôr do sol na Lagoa Rodrigo de Freitas visto do pedalinho de cisne durante a cerimônia de despejo das cinzas de Carlos Lyra - Bia Carvalhaes

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.